As concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduação

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Resumo

A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente.

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Autores
  • Ana Luiza Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dayse Carvalho da Silva Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernando César Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Frank Pereira Andrade Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Gilson Freitas Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helga Gabriela Aleme Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Cristina Tristão Universidade Federal de Viçosa
  • Leandro José Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Sheila Rodrigues Oliveira Instituto Mineiro de Educação e Cultura UNIBH S/A
Biografia
Ana Luiza Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Dayse Carvalho da Silva Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Fernando César Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Frank Pereira Andrade, Universidade Federal de São João Del-Rei
Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei, Divinópolis, MG, Brasil.
Gilson Freitas Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo
Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil.
Juliana Cristina Tristão, Universidade Federal de Viçosa
Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa, Florestal, MG, Brasil.
Leandro José Santos, Universidade Federal de Viçosa
Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa, Florestal, MG, Brasil.
Sheila Rodrigues Oliveira, Instituto Mineiro de Educação e Cultura UNIBH S/A
Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora no Instituto Mineiro de Educação e Cultura UNIBH S/A, Belo Horizonte, MG, Brasil.
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Como Citar

QUADROS, A. L.; MARTINS, D. C. da S.; SILVA, F. C.; ANDRADE, F. P.; SILVA, G. F.; ALEME, H. G.; TRISTÃO, J. C.; SANTOS, L. J.; OLIVEIRA, S. R. As concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1484. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1484. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 5, 2017
Palavras-chave:

Higher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training. Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química. Ensino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.