As concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduação
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ARROIO, A.; RODRIGUES FILHO, U. P.; SILVA, A. B. F. A formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 6, p. 1387-1392, nov./dez. 2006.
ARROIO, A. et al. A prática docente na formação do pós-graduando em química. Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 7, p. 1888-1891, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ofício circular 001/2010. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em:
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CUNHA, M. I. O professor universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: JM, 1988.
CUNHA, M. I. Impactos das políticas de avaliação externa na configuração da docência. In: ROSA, D. G.; SOUZA, V. C. (Org.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. v. 1, p. 39-56.
CUNHA, A. M. O.; BRITO, T. T. R.; CICILLINI, G. A. Dormi aluno(a)… acordei professor(a): interfaces da formação para o exercício do Ensino Superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais… Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006.
DAVID, R. S. Docência na contemporaneidade: desafios para docentes no ensino superior. Caderno de Letras, Pelotas, n. 27, p. 233-240, jul./dez. 2016,
DURANA, J. M. G. Formación permanente del professorado universitario. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 43, n. 2, p. 1-7, jun. 2007.
ELLIOT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 137-152.
FEITOSA, J. P. A. Construindo o estágio de docência da pós-graduação em química. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 153-158, jan./fev. 2002.
FELICÍSSIMO, A. M. P. et al. Prática de ensino de Química no 3º grau: uma experiência no curso de pós-graduação. Química Nova, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 122-124, abr. 1991.
FERNANDES, C. M. B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 95-112.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREITAS, H. C. L. A reforma do ensino superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 17-44, dez. 1999.
GARCIA, M. M. A.; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da Docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, 2005.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015.
LAUXEN, S. L. A docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 5, n. 3, p. 138-151, ago./out. 2014.
LUCKESI, C. C. O Papel da didática na formação do educador. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 23-30.
MAGALHÃES, S. M. A. Trabalho, pesquisa e ensino: tensões e desafios para a docência no ensino superior. Psicologia: Ensino & Formação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 60-78. 2013.
MAGALHÃES, R. C. B. P. et al. Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 31, p. 559-582, maio/ago. 2016.
MASETTO, M. T. Reconceptualizando o processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior e suas consequências para o ambiente de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Faculdade de Educação da USP, 1998.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 15-33.
PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitários: elementos para discussão. Publicatio UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 13-24, jun. 2005.
______. Formação pedagógica de pós-graduandos para a atuação docente no ensino superior: a experiência da Unicamp. Educere et Educare: Revista de Educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 219-233, jul./dez. 2007.
PENIN, S. T. S. A formação de professores e a responsabilidade das universidades. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 317-332, mai./ago. 2001.
PEREIRA, E. M. A. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 153-181.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.
______. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIRES, E. D. P. B.; ALMEIDA, D. C. M. N.; JESUS, D. C. Docência universitária: o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15, p. 187-208, jul./dez. 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. O programa: apresentação. Belo Horizonte, 2017. Disponível em:
QUADROS, A. L. Aulas no ensino superior: uma visão sobre os professores de disciplinas científicas na licenciatura em Química da UFMG. 2010. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
QUADROS, A. L. et al. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n 1, p. 1-8, ago. 2005.
QUADROS, A. L. et al. Percepção dos pós-graduandos em química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a própria formação docente. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 893-898, 2011.
SALES, M. P. S.; MACHADO, L. B. Docência no ensino superior: novo contexto, novas configurações e representações. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 2, p. 500-529, maio/ago. 2013.
SEVERINO, A. J. Da docência no ensino superior: condições e exigências. Comunicações: Revista do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, v. 20, n. 1, p. 43-52, jan./jun. 2013.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 77-91.
______. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TEJEDOR, F. J. T.; MELIÁ, J. M. J. La evaluación del profesorado de universitario en España. Revista Electrônica de Investigación Educativa, Baja California, v. 10, p. 1-29, 2008. Número especial.
TEODORO, D. L. et al. Formação docente no ensino superior de Química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 714-719, 2011.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. La educación superior en el siglo XXI: visión y acción. In: CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 5-9 out. 1998, París. Anais… París: Unesco, 1998. Disponível em:
VALENTE, G. S. C.; VIANA, L. O. Da formação por competências à prática docente reflexiva. Revista Iberoamericana de Educacíon, Madrid, v. 48, n. 4, p. 1-7, fev. 2009.
VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago. 2014.
VIEIRA, R. A. formação pós-graduada e docência no ensino superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/Capes. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 13, n. 2, p. 94-101, maio/ago. 2013.
ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 115-138.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Higher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training. Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química. Ensino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.