O DOCENTE EM CURSOS DE DIREITO análise do perfil de formação em uma amostra Norte-Mineira
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O objetivo do presente trabalho é discutir a formação do docente em Direito nos cursos de graduação da região Norte de Minas Gerais, Brasil. A metodologia proposta foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa local e envolveu pesquisa documental em websites das principais instituições da região e por contato direto para identificar os docentes de Direito, para posteriormente analisar o currículo Lattes de cada um. Os resultados mostraram que 83,9% dos Docentes em cursos de Direito possuem bacharelado em Direito, sendo os demais profissionais de áreas afins. Cerca de 30% dos docentes bacharéis em Direito lecionam em mais de uma instituição, apenas 7% não possui uma Pós-Graduação lato sensu e cerca de 40% não possuem nenhuma formação stricto sensu, sendo baixíssimo o número de doutores (5%). Há diferenças marcantes entre as formações docentes dentre instituições públicas e privadas nessa relação, mostrando maior titulação na rede pública. O quadro geral permite inferir que ainda há necessidade de maior atenção à formação docente específica para a área do Direito, reforçando tanto seus aspectos didáticos e de formação em pesquisa e extensão.
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Autores
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