LETRAMENTO INFORMACIONAL E MÍDIAS SOCIAIS UMA EXPERIÊNCIA COM IDOSOS PARA A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS
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Os idosos são considerados imigrantes digitais pois tiveram de aprender a lidar com as tecnologias digitais durante o seu surgimento e por isso são mais vulneráveis frente as fake news. Este artigo trata-se de um relato de experiência realizado com um grupo focal de idosos sobre a criação e realização de um Curso de Extensão de capacitação midiática e informacional que tem como objetivo desenvolver as competências informacionais dos sujeitos afim de evitar a propagação de fake news. Os oito sujeitos participantes possuem a média de idade de 74 anos e previamente já utilizavam ferramentas como Whatsapp e Facebook. Ao finalizar o Curso pode-se constatar melhora na relação informacional, na aplicação das estratégias de busca e nas fontes de informação utilizadas pelo público.
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Autores
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Como Citar
Seção
Relato de Experiências InovadorasPublicado:
jun. 24, 2020Information Literacy, Elderly, Fake News, Misinformation Alfabetización Informacional, Anciano, Fake News, Desinformación Letramento Informacional, Idosos, Fake News, Desinformação