O CORPO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO entre linguagens, cultura, ensino e inclusão
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Entender uma educação de corpo inteiro requer o conhecimento da corporeidade, para tanto, parece-nos fundamental refletir esse tema em programas de pós-graduação em Educação no país. O presente artigo buscou identificar e analisar as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil que especificam o tema Corpo/Corporeidade. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Para tal identificou-se que existem 85 universidades que possuem programas com área de concentração em Educação, destas, 14 apresentam linhas de pesquisa com os descritores: corpo, corporeidade e corporal(is). Nestas 14 universidades foram identificadas 17 linhas de pesquisas com foco de estudos em corpo/corporeidade. A categorização realizada através da Análise de Conteúdo identificou quatro categorias, sendo elas: “corpo e linguagens” que reúne seis linhas de pesquisa/IES, seguida por “corpo e cultura” com cinco, “corpo e ensino” e “corpo e inclusão” com quatro linhas cada. Conclui-se que o fenômeno corpo/corporeidade é pouco estudado pela pós-graduação em Educação brasileira, levando em consideração suas facetas e complexidade, e aparentemente é tratado em sua integralidade, superando a concepção cartesiana que estabeleceu a supremacia da mente sobre o corpo em direção à compreensão unitária do ser humano.
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Autores
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