INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA BUSCA PELO PADRÃO DE UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O estudo identifica as universidades e áreas do conhecimento onde há melhores perspectivas para a efetiva e exitosa cooperação internacional e recomenda um conjunto de ações para sanar deficiências nas universidades. Indica que a internacionalização da Universidade Brasileira requer a busca da qualificação paulatina das instituições objetivando alcançar êxito na formatação de Universidades Brasileiras de Classe Mundial. Indica que um avanço sobre este inadiável desafio pode ser facilitado pelo envolvimento dos programas de pós-graduação mais qualificados (conceitos 6 e 7 da CAPES) que já apresentam um certo nível de internacionalização. Uma ação nessa direção deve visar a promoção ao melhor desempenho das universidades de modo a evitar o risco de o Brasil atuar de forma subserviente, situação comum na grande maioria dos países menos desenvolvidos no que respeita à cooperação internacional. Claramente, o artigo trata da perspectiva de verdadeira cooperação internacional visando promover o desenvolvimento de projetos completos de pesquisa colaborativa pelo apoio financeiro específico a iniciativas de interação científica e tecnológica compartilhada, situada muito à frente dos modelos até agora usados pelas agências de fomento de simples concessão de bolsas de formação no exterior. Ainda que seja esperado haver, certamente, profundas mudanças no contexto mundial no que respeita ao funcionamento das universidades no cenário pós-COVID-19, as instituições sobreviventes precisarão, com mais razão, estarem antenadas com a perspectiva de forte interação internacional. Isto se torna ainda mais relevante considerando os extraordinários avanços nas tecnologias modernas centradas na digitalização e no domínio de conhecimentos em algoritmos, big data, inteligência artificial, outras tecnologias e suas aplicabilidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Cristina Haeffner
Biografia
Referências

ALMEIDA, E. C. E. DE; GUIMARÃES, J. A.. Brazil’s growing production of scientific articles—how are we doing with review articles and other qualitative indicators?. Scientometrics, v. 97, n. 2, p. 287-315, 2013.
ALTBACH, P. G.; SALMI, J. (Ed.). The road to academic excellence: the making of world-class research universities. Washington, DC: The World Bank, 2011.
BYUN, K.; JON, J.; KIM, D.. Quest for building world-class universities in South Korea: outcomes and consequences. Higher Education, v. 65, n. 5, p. 645-659, 2013.
CAPES. Coleta CAPES. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.xhtml#. Acesso em: 06 ago. 2020.
CLARIVATE ANALYTICS. A pesquisa no Brasil: promovendo a excelência - analise preparada para a Capes pelo grupo Web of Science. Philadelphia, PA: Clarivate Analytics, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação (2017). Brasília: MEC, 2018.
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF). Disponível em: http://ruf.folha.uol.com.br/2018/ Acesso em: 17 out. 2018.
TURNER, D. A. World class universities and international rankings. Ethics in science and environmental politics, v. 13, n. 2, p. 167-176, 2014.
WITZE, A.. Universities will never be the same after the coronavirus crisis. Nature, v. 582, p. 162 – 164, Jun. 2020.
ZANOTTO, S. R.; HAEFFNER, C.; GUIMARÃES, J. A.. Unbalanced international collaboration affects adversely the usefulness of countries’ scientific output as well as their technological and social impact. Scientometrics, v. 109, n. 3, p. 1789-1814, 2016.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

HAEFFNER, C.; ZANOTTO, S. R.; ALMEIDA GUIMARÃES, J. INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA BUSCA PELO PADRÃO DE UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–28, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1797. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1797. Acesso em: 27 maio. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Universidades de Classe Mundial; Internacionalização; Universidade Brasileira; Programas de Pós-graduação.