A Cooperação internacional técnica educacional do Brasil com países africanos e a interculturalidade Reflexões e pressupostos para uma cooperação Sul-Sul

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Esse artigo socializa parte dos resultados do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica conceitual e pesquisa aplicada da minha tese de doutoramento, intitulada de “Curso de Pedagogia em EaD, do Programa UAB-Moçambique, no Contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: Pressupostos para a Construção do Currículo de Formação”, defendida na PUC-SP, no Programa de Pós Graduação Educação: Currículo, em 2017. Conceitualiza e contextualiza a Cooperação Internacional Sul-Sul entre o Brasil e particularmente as educacionais com os países do PALOP, indicando a partir de experiências vivenciadas pela autora, alguns pressupostos para o sucesso desse tipo de cooperação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Kátia Valéria Pereira Gonzaga 21984055813
Biografia
Referências

ABC. Agência Brasileira de Cooperação. A cooperação técnica do Brasil para a África. 2010 (Catálogo). Disponível em: http://www.abc.gov.br/download/CatalogoABCAfrica2010_P.pdf. Acesso em 13 de julho de 2013.
ABC. Agência Brasileira de Cooperação. Introdução. 2013. Disponível em: . Acesso em: 25 de abril de 2013.
ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 de junho de 2014.
AMARAL, J. de B. Atravessando o Atlântico: o Programa Estudante Convênio de Graduação e a cooperação educacional brasileira. Dissertação de Mestrado - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília, Brasília: 2013.
BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves editora, 1982.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
CABRAL, L. Cooperação Brasil-África para o desenvolvimento: caracterização, tendências e desafios. Rio de Janeiro: Cindes, 2011. (Textos Cindes, 26).
CAIXETA, M. B. A; NATIVIDADE, R. C.; EUZEBIO, U. interculturalidade na Cooperação do Brasil para o desenvolvimento. Anais do Congresso Internacional e Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2012.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. p. 45-56.
FIGUEIREDO, A. D.; AFONSO, A. P. Context and learning: a philosophical framework. In: FIGUEIREDO, A. D.; AFONSO, A. P. (org.). Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context. Hershey, PA: Idea Group Publishing, PLC, 2006.
FLEURI, R. M. In: Palestra Proferida no V Colóquio Internacional Paulo Freire 2005. Disponível em: www.paulofreire.org.br/Textos/fleuri_2005_recife_resumo_e_texto_completo.pdf Acesso em 12 de setembro de 2013.
FLEURI, R.M. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GONÇALVES. L. A. O.; SILVA, P. B. G. Multiculturalismo e educação: do protesto de ruas a propostas políticas. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 29, n. 1, p. 109-123, Jan/Jun., 2003. Disponível em: Acesso em: 02 mar. 2012.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. Lifeworld and sistem: A critique of functionalist reason. Vol 2. Boston: Beacon Press, 1987.
HABERMAS, J. Agir comunicativo e razão descentralizada. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA) e AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO (ABC) (2010). Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional 2005-2009. Brasília: IPEA/ABC. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_cooperacao _brasileira.pdf. Acesso em: 09/09/2018.
JESUS, D. P. Educação a distância entre realidades: cursos de graduação à distância - brasileiros em Moçambique e a internacionalização da educação. Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora: UFJF – Programa de Pós Graduação em Educação, 2015.
KINAST, E.; SCHROLL-MACHL, S. Interkulturelle Konfl ikte lösen. Ansätze für ein Strategiekonzept interkulturellen Handelns in Unternehmen. Organisationsentwicklung, 3. Jg., S. 58, 2003.
PUENTE, C. A. I. A cooperação técnica horizontal brasileira como instrumento da política externa: a evolução da cooperação técnica com países em desenvolvimento - CTPD- no período de 1995-2005. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2010.
SANTAMARÍA, A; MUÑOZ, E. África en el horizonte: introducción a la realidad socioeconomica del África Subsahariana. Madrid: IUDC e La Catarata, 2006.
SANTOS, M. Por Uma Outra Globalização: Do Pensamento Único À Consciência Universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P.(orgs.). São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA, A. I. (org.). Paulo Freire: Vida e Obra. São Paulo: Expressão popular, 2001.
SERA, J. C. (DES)colonizar “restaurando a humanidade” de interCulturalidade. Mimeo. s.d.
VIÑAO FRAGO, A. História de la educación e história cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Rev. Brasileira de Educação, Campinas, n.0, p.63-82,1995.
WALSH, C. Interculturalidade e (des) colonialidade - Perspectivas críticas e políticas. XII Congresso ARIC, Florianópolis, Brasil, 29 de Junho de 2009. Disponível em: Acesso em 11 de maio de 2014.
WALSH, C. Interculturalidad crítica, pedagogía decolonial. In: VILLA W. Y GRUESO A. (org.). Diversidad, interculturalidad y construcción de ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional/Alcaldía Mayor, 2008.
WALSH, C. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001. Mimeo.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PEREIRA GONZAGA, K. V. A Cooperação internacional técnica educacional do Brasil com países africanos e a interculturalidade: Reflexões e pressupostos para uma cooperação Sul-Sul. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–28, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1813. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1813. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Cooperação Sul-Sul, Interculturalidade, (Des)Colonialidade