Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e algumas considerações sobre a noção de Doutorado Acadêmico x Doutorado Profissional

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Resumo

A complexa noção de Philosophiae Doctor (Ph.D.) apresenta um processo evolutivo e de modificações de seu significado, desde um cenário das antigas escolas de Filosofia Medieval até o advento de um novo modelo de universidade, em que podemos observar a migração de uma ênfase do ensino para a pesquisa sistemática. Desse contexto, no presente trabalho, apresentamos uma discussão em torno desse processo evolutivo internacional e histórico sobre a noção de Ph.D. e, depois de algum tempo, suas variantes emergentes, como o caso do Doutorado profissional e do doutorado em Educação (Ed.D.). De modo especial, a partir dos exemplos identificados em países anglo-saxônicos e francófonos, buscamos situar uma proposta recém aprovada pela CAPES de Doutorado Acadêmico em Rede denominado Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e seus respectivos impactos para a pós-graduação e a necessária expansão na Região Nordeste, mediante observância para a área de ENSINO - 46.

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Autores
Biografia
Francisco Regis Vieira Alves, IFCE
MATEMATICA
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Como Citar

VIEIRA ALVES, F. R. Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e algumas considerações sobre a noção de Doutorado Acadêmico x Doutorado Profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–34, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1825. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1825. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Doutorado acadêmico; Doutorado Profissional; Ensino; Formação.