Mais algumas notas sobre a transição da pós-graduação brasileira
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O trabalho apresenta um contraponto ao documento de Schwartzman, para a elaboração do PNPG 2011-2020, e abre um debate sobre o perfil da pós-graduação (PG) brasileira. São analisados aspectos
de: autonomia universitária; criação de programas específicos para atividades estratégicas; financiamento público da PG; uma possível queda da qualidade e da cooperação internacional da PG brasileira. Defende
a manutenção da gratuidade do ensino público na PG, a não extinção da política de avaliação da Capes, aponta para o redirecionamento da formação no exterior e para a necessidade de melhorias estruturais em
outros níveis de ensino público, como estratégia para maior oportunidade de acesso à PG e ao desenvolvimento do País.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Graduate Courses. Scientific Development. Policy Evaluation. Pós-Graduação Brasileira. Desenvolvimento Científico. Políticas de Avaliação. Posgrado Brasileño. Desarrollo Científico. Políticas de Evaluación.