Mais algumas notas sobre a transição da pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.209Palavras-chave:
Pós-Graduação Brasileira. Desenvolvimento Científico. Políticas de Avaliação.Resumo
O trabalho apresenta um contraponto ao documento de Schwartzman, para a elaboração do PNPG 2011-2020, e abre um debate sobre o perfil da pós-graduação (PG) brasileira. São analisados aspectosde: autonomia universitária; criação de programas específicos para atividades estratégicas; financiamento público da PG; uma possível queda da qualidade e da cooperação internacional da PG brasileira. Defende
a manutenção da gratuidade do ensino público na PG, a não extinção da política de avaliação da Capes, aponta para o redirecionamento da formação no exterior e para a necessidade de melhorias estruturais em
outros níveis de ensino público, como estratégia para maior oportunidade de acesso à PG e ao desenvolvimento do País.
Downloads
Publicado
2011-03-31
Como Citar
FREITAS, S. F. T. de. Mais algumas notas sobre a transição da pós-graduação brasileira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 8, n. 15, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.209. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/209. Acesso em: 18 ago. 2026.
Edição
Seção
Debates
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.