Capacitação para docência nas pós-graduações: uma análise das Ciências Biológicas no Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este trabalho investiga a capacitação para docência no âmbito das pós-graduações stricto sensu em Ciências Biológicas. Apresenta informações sobre as disciplinas relacionadas à docência ofertadas nesses programas e a percepção de egressos mestres e doutores sobre o preparo recebido no decurso de suas pós-graduações. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa. Os resultados indicam que os programas de pós-graduação analisados oferecem, principalmente, disciplinas do tipo prática, nas quais o aluno depende da orientação do docente responsável para obter conhecimentos relacionados aos aspectos didático-pedagógicos da docência. A análise das respostas e os relatos espontâneos dos questionários submetidos aos pós-graduandos indicam que os egressos consideram a capacitação para a docência relevante para sua formação profissional e que a maioria dos programas oferece pelo menos uma atividade relacionada a essa temática, no entanto, menos da metade concorda totalmente que a pós-graduação os preparou para atuar como docentes.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ALEXANDRE NETTO, C. Princípios para um novo modelo de avaliação da Pós-Graduação. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 3, p. 47–51, 2018.
ALVES, M. F.; FERREIRA, J. O. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 30, n. 2, p. 351-376, 2014.
AZEVEDO, M. A. R.; CUNHA, M. I.Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 18, n. 1, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL.Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. I PNPG – Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília, DF: MEC,1974. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/i-pnpg-pdf. Acesso em: 11 dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. II PNPG – Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, 1982. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ii-pnpg-pdf. Acesso em: 11 dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.III PNPG – Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasilia: Capes, 1985. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/iii-pnpg-pdf. Acesso em: 11 dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. IV PNPG – Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasilia: Capes, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpg-2005-2010-pdf. Acesso em: 11 dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V PNPG – Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília: Capes, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf. Acesso em: 11 dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Área 9: Ciências Biológicas III. Brasplia, DF: Capes, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/cbiii-pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do censo da educação superior 2020. Brasilia: INEP, 2022a.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Geocapes – Sistema de Informações Georreferenciadas. Brasília, DF: Capes, 2022b. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 9 dez. 2022.
BRYMAN, A. Social research methods. 5. ed. Reino Unido: Oxford University Press, 2016.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Mestres e doutores 2015: estudos da demografia da base técnico científica brasileira. Brasília, DF: CGEE, 2016. Disponível em: https://www.cgee.org.br/web/rhcti/mestres-e-doutores-2015. Acesso em: 12 dez. 2022.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, 2003.
COMUNELO, A. L.et al. Programas de Pós-Graduação stricto sensu em contabilidade: sua contribuição na formação de professores e pesquisadores. Enfoque: Reflexão Contábil, Maringá, v. 31, n. 1, 2012.
CORRÊA, G. T.; RIBEIRO, V. M. B.A formação pedagógica no ensino superior e o papel da Pós-Graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa,São Paulo, v. 39, n. 2, 2013.
COUTINHO, M. et al. Intellectual property and public research in biotechnology: the scientists opinion. Scientometrics, Berlim, v. 51, n. 1, p. 31-39, 2004.
FERREIRA, L. V.; LEAL, E. A. O estágio docência e a formação pedagógica na área contábil: competências docentes adquiridas na Pós-Graduação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Estados Unidos, v. 28, n. 130, 2020.
GARCIA, J. B.; CUNHA, M. I. O contexto da Pós-Graduação stricto sensu no âmbito da formação pedagógica e a formação docente em Ciências Biológicas: o que revela a produção acadêmica. Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, 2022.
GARCIA, M. A. A.; SILVA, A. L. B. Um perfil do docente de medicina e sua participação na reestruturação curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 35, n. 1, p. 58-68, 2011.
GARCIA, M. L. T.; NOGUEIRA, V. M. R. Reflexões sobre a Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil através do perfil dos docentes. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 155-164, 2017.
LEAL, E. A.; FERREIRA, L. V.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da Pós-Graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, DF, v. 14, n. 2, 2020.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MASETTO, M. T.; GAETA, C. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 32, p. 45-57, 2019.
MEDEIROS, L. C. Formação de cientistas e os objetivos do Sistema Nacional de Pós-Graduação: um estudo das Ciências Biológicas no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Química Biológica) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
MEDEIROS, E. S. M. et al. Perfil do enfermeiro docente e sua percepção. Revista Recien, [s. l.], v. 8, n. 24, p. 42-53, 2018. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172/175. Acesso em: 12 dez. 2022.
MEDEIROS, L. C.; LETA, J. Formação de mestres e doutores no Brasil : uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas. Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 25, n. 2, p. 375-394, 2020.
MIRANDA, G. J. Docência universitária: uma análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 4, n. 2, p. 81-98, 2010.
NGANGA, C. S. N.et al. Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. REICE, Madri, v. 14, n. 1, 2016.
OLIVEIRA, G. A.; RIBEIRO, M. F. M. Formação para a docência na Pós-Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde: uma autoavaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 16, n. 36, p. 1-43, 2020.
PATRUS, R.; LIMA, C. M. A formação de professores e de pesquisadores em administração: contradições e alternativas. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 14, n. 34, p. 4-29, 2014.
PERAZO, A. N. C.et al. Perfil do docente de ciências contábeis: perspectiva de sua qualificação acadêmica, pedagógica e profissional. Revista Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 49-65, 2016.
PEREIRA, J. R.et al. Pedagogia fast food: estágio docente e a formação de professores. Teoria e Prática em Administração, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 47-74, 2018.
RIBEIRO, M. F. M.; OLIVEIRA, G. A.; FARIA, E. T. Formação pedagógica de docentes e pós-graduandos no âmbito da Pós-Graduação em Fisiologia no Brasil. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-16, 2020.
SAMPAIO, H.; SANCHEZ, I. Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1268-1291, 2017.
SAUERMANN, H.; ROACH, M. Increasing web survey response rates in innovation research: an experimental study of static and dynamic contact design features. Research Policy, Amsterdã, v. 42, n. 1, p. 273-286, 2013.
SOUZA, F. F.et al. Quem me ensina a ensinar? Atividades para o exercício da docência. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, 2021.
TABLEAU, 2022. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-br/support/releases/desktop/2021.4. Acesso em: 13 jun. 2023.
VIEIRA, R. A.; MACIEL, L. S. B. Estágio de docência prescrito pela CAPES: tensões e desafios. QUAESTIO, Sorocaba, v. 12, p. 47-64, 2010.
ZAMPROGNA, K. M.et al. Formação para a docência universitária: tendência dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem da UFSM, Roraima, v. 10, p. 1-18, 2020.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Biological Sciences; graduate programs; teacher training; masters and doctors. Ciencias Biológicas; programas de posgrado; formación para la docência; maestros y doctores. Pós-Graduação, Ciências Biológicas, Capacitação para docência, Egressos, Mestres e doutores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.