Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

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Resumo

A experiência de egressos com atividades após o término do curso dá oportunidade de estabelecer reflexões sobre as competências adquiridas durante sua vida acadêmica com o exercício de sua vida profissional e fornece informações às instituições de ensino para que tomem decisões sobre os processos de formação. Este artigo analisa as experiências de egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará em relação à experiência formativa e profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa crítico-interpretativa, desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas com egressos dos cursos de mestrado e doutorado do referido programa, dos últimos cinco anos (2017 a 2021). Os resultados mostram o perfil profissiográfico dos participantes de acordo com sexo, cor/raça, estado civil, local de residência, categoria profissional e formação. Além disso, as discussões apontaram o percurso formativo e profissional dos egressos; implicações do PPGSP/UFC na vida profissional; e trajetória a partir do objetivo central do programa.

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Autores
Biografia
Joao Agostinho Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Trabalhador do Sistema Único de Saúde na Secretaria de Saúde de Crato – Crato – Ceará.

Daiana de Jesus Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Geral – Fortaleza – Ceará.

Cardoza Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Farmacêutica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina – Piauí.

Eline Mara Tavares Macedo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora da Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) – Fortaleza – Ceará.

Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (SESA/CE) – Fortaleza – Ceará.

Lina Alejandra Nieto Manzano, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza – Ceará. Bacharel em Socióloga pela Universidad Autónoma del Estado de México – Toluca de Lerdo – México.

José Osivan Mendonça Júnior, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Saúde da Criança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Ambulatório do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) – Fortaleza – Ceará.

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UFC).  Orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (SESA/CE) - Fortaleza – Ceará.

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Como Citar

AGOSTINHO NETO, J.; MOREIRA, D. de J.; SANTOS, C.; TAVARES MACEDO, E. M.; NEGREIROS BOMFIM SILVA, S. M.; NIETO MANZANO, L. A.; MENDONÇA JÚNIOR, J. O.; SOUZA, M. do S. Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–25, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2105. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2105. Acesso em: 6 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 31, 2024
Palavras-chave:

Egress Assessment. Egress Profile. Researcher Training. Postgraduate Public Health Courses Evaluación de salida. Perfil de salida. Formación de Investigadores. Cursos de Postgrado en Salud Pública Avaliação de egressos, Perfil de egressos, Formação pesquisador, Cursos de pós-graduação em saúde pública

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