Estágio de docência no componente curricular de fungos e organismos fotossintetizantes um relato de experiência

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Resumo

O estágio de docência na graduação é regulamentado pelo Programa de Demanda Social da CAPES, sendo, portanto, uma atividade obrigatória à formação dos estudantes de pós-graduação contemplados com bolsa de estudos por esta agência de fomento. Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar as experiências adquiridas por meio de diferentes metodologias alternativas de ensino e aprendizagem realizadas durante o período do Estágio de Docência I na disciplina de Fungos e Organismos Fotossintetizantes do curso de graduação em Ciências Biológicas de um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sistemática e Evolução da Universidade Federal Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Neste estudo, verificou-se a importância do planejamento de aula e das articulações da experiência de estágio com o desenvolvimento do projeto de dissertação. Concluímos que a experiência do componente é fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos envolvidos e que, para além da obrigatoriedade, o estágio também proporciona laços entre o pós-graduando, estudantes de graduação, professores e orientadores, além do comprometimento, amadurecimento e responsabilidade na conduta de escolhas e na resolução de problemas.

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Autores
  • Kairo Dourado Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Biografia
Kairo Dourado Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN.

Iuri Goulart Baseia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN.

Bruno Tomio Goto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN.

Rhudson Henrique Santos Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) – Barreiras – BA.

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Como Citar

DOURADO BARBOSA, K.; GOULART BASEIA, I.; TOMIO GOTO, B.; HENRIQUE SANTOS FERREIRA DA CRUZ, R. Estágio de docência no componente curricular de fungos e organismos fotossintetizantes: um relato de experiência. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–17, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2130. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2130. Acesso em: 12 fev. 2025.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jan. 24, 2025
Palavras-chave:

Active Methodologies; Postgraduate studies; Teaching of Mycology; Teacher training. Enseñanza de la Micología; Metodologías Activas; Formación de profesores; Posgraduación. Ensino de micologia, Metodologias ativas, Formação de professores, Pós-Graduação.

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