A formação para a docência universitária brasileira no histórico das políticas públicas de pós-graduação

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Resumo

Este trabalho busca analisar o desenvolvimento da pós-graduação através das políticas públicas brasileiras e a sua influência no âmbito integral do trabalho docente universitário no Brasil. As principais políticas públicas analisadas foram o Parecer nº 977, de 1965, e todos os Planos Nacionais de Pós-Graduação. O Parecer nº 977 é o principal definidor do modelo de pós-graduação e formação para docência universitária, com os PNPGs seguindo a lógica. As políticas públicas discutem o foco na formação docente apenas no aspecto da produção científica, desconsiderando a totalidade do que é exigido de um docente universitário. Buscando uma pedagogia universitária crítica e abrangente, essas perspectivas historicamente consolidadas precisam ser rompidas dentro dos programas de pós-graduação.

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Autores
  • Matheus Naville Gutierrez
Biografia
Matheus Naville Gutierrez

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas – SP.

Ana de Medeiros Arnt, UNICAMP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas – SP.

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Como Citar

NAVILLE GUTIERREZ, M.; DE MEDEIROS ARNT, A. A formação para a docência universitária brasileira no histórico das políticas públicas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–27, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2131. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2131. Acesso em: 5 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

out. 31, 2024
Palavras-chave:

teacher training, university, National Postgraduate Policies formación docente, universidad, Plan Nacional de Posgrado Formação docente, Universidade, Plano Nacional de Pós-Graduação

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