Planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem na perspectiva da teoria da objetivação

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Resumo

Diante do desafio de realizar novas propostas para a sala aula, sobretudo no que concerne à superação das abordagens tradicionais e/ou individualistas, objetiva-se apresentar uma proposta de atividade de ensino e aprendizagem a partir do delineamento dos aspectos fundamentais para a realização do planejamento do processo ensino-aprendizagem fundamentada na teoria da objetivação, visando a mobilização dos saberes culturais – objetos de aprendizagem – pelos estudantes para o encontro desses saberes e a transformação dos sujeitos envolvidos nesse processo. A teoria da objetivação é uma teoria de aprendizagem contemporânea inscrita no campo das teorias socioculturais, que pressupõe o ensino e a aprendizagem como um único processo indissociável. Este artigo apresenta um estudo teórico-prático que se inicia pelos fundamentos e origem da teoria da objetivação, com ênfase no conceito de atividade como labor conjunto, e de atividade de ensino e aprendizagem. Posteriormente, por meio de um exemplo prático, discute-se os aspectos metodológicos para planejar uma atividade de ensino e aprendizagem, abordando a sua estrutura e sugestões para a sua implementação em sala de aula. Os resultados da investigação da implementação dessa proposta serão objeto de um artigo futuro. Este estudo busca evidenciar que a teoria da objetivação surge como alternativa não apenas para o ensino da Matemática, que remete à sua origem, mas também para outros componentes curriculares, como o exemplo apresentado, que se aplica ao ensino de ciências.

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Autores
Biografia
Delmir da Costa Felipe, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campo Grande – MS.

Gilson da Rocha Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande – MS.

Jaqueline Santos Vargas Plaça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora visitante da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Dourados – MS.

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Didática de Disciplinas Científica pela Université Claude Bernard Lyon 1(UCBL). Professora Sênior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande – MS.

Referências

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Como Citar

FELIPE, D. da C.; SANTOS, G. da R.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–24, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2152. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2152. Acesso em: 2 abr. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

fev. 24, 2025
Palavras-chave:

Labor conjunto, Tarefa, Subjetivação, Ensino de Ciências

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