Planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem na perspectiva da teoria da objetivação
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Diante do desafio de realizar novas propostas para a sala aula, sobretudo no que concerne à superação das abordagens tradicionais e/ou individualistas, objetiva-se apresentar uma proposta de atividade de ensino e aprendizagem a partir do delineamento dos aspectos fundamentais para a realização do planejamento do processo ensino-aprendizagem fundamentada na teoria da objetivação, visando a mobilização dos saberes culturais – objetos de aprendizagem – pelos estudantes para o encontro desses saberes e a transformação dos sujeitos envolvidos nesse processo. A teoria da objetivação é uma teoria de aprendizagem contemporânea inscrita no campo das teorias socioculturais, que pressupõe o ensino e a aprendizagem como um único processo indissociável. Este artigo apresenta um estudo teórico-prático que se inicia pelos fundamentos e origem da teoria da objetivação, com ênfase no conceito de atividade como labor conjunto, e de atividade de ensino e aprendizagem. Posteriormente, por meio de um exemplo prático, discute-se os aspectos metodológicos para planejar uma atividade de ensino e aprendizagem, abordando a sua estrutura e sugestões para a sua implementação em sala de aula. Os resultados da investigação da implementação dessa proposta serão objeto de um artigo futuro. Este estudo busca evidenciar que a teoria da objetivação surge como alternativa não apenas para o ensino da Matemática, que remete à sua origem, mas também para outros componentes curriculares, como o exemplo apresentado, que se aplica ao ensino de ciências.
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Autores
BRIZUEÑA, T. M. D. G.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. A alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, p.1-18, 2022.
GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
GOBARA, S. T.; SILVA, R. C.; PLAÇA, J. S. V. A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de física. Revista EDUCAmazônia, Amazonas, vol. 23, n. 2, p. 47-69, 2019.
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PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T.; RADFORD, L. Tecnologia assistiva como artefato cultural tecnológico para aprendizagem de alunos com baixa visão. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, n. 1, 2021.
PLAÇA, J. S. V. O uso de tecnologia assistiva como artefato cultural no atendimento educacional especializado para alunos cegos ou baixa visão. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4386. Acesso em: 10 nov. 2024.
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RADFORD, L. Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: MORETTI, V.; RADFORD, L. (eds.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2021b.p. 35-56.
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USO de mercúrio na extração do ouro traz risco ao meio ambiente. [S. l., s. n.], 28 out. 2019. Publicado pelo canal Câmera Record. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ml-h3EiBF3o.
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Como Citar
Labor conjunto, Tarefa, Subjetivação, Ensino de Ciências

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