Vivências em mobilidade acadêmica internacional na formação do jovem pesquisador: relato de experiência

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Resumo

Objetivo: compartilhar a vivência de duas estudantes (de graduação e de pós-graduação) de um grupo de pesquisa brasileiro da área da saúde, que participaram de estágio internacional em institutos de pesquisa distintos na província de Ontário, Canadá. Método: relato de experiência baseado na experiência de duas estudantes vinculadas a um Grupo de Pesquisa brasileiro. Foi utilizada a ferramenta de mapa conceitual e a experiência analisada sob uma perspectiva política, social, analítica, singular, e problematizada por meio da articulação da narrativa com seu referencial teórico fundamentador. Resultados: apesar dos diferentes níveis de formação, foram identificadas similaridades: a relevância da experiência de mobilidade internacional, facilidades relacionadas aos fatores individuais, aos programas de financiamento, ao país e ao instituto de pesquisa de destino e a composição de redes de apoio e desafios originados tanto antes da partida quanto durante a estadia no Canadá. Conclusões: este relato divulga as potencialidades das experiências de internacionalização, por meio de diferentes agências de fomento brasileiras em diferentes momentos da carreira acadêmica.

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Autores
Biografia
Fernanda Maria de Miranda, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos – SP.

Luana Viviani Borges, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos – SP.

Vivian Aline Mininel, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Gerenciamento de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos – SP.

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Como Citar

MIRANDA, F. M. de; BORGES, L. V.; MININEL, V. A. Vivências em mobilidade acadêmica internacional na formação do jovem pesquisador:: relato de experiência. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–21, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2187. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2187. Acesso em: 6 dez. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 1, 2024
Palavras-chave:

Fellowships and Scholarships, International Cooperation, Researcher Exchange, Universities, Nursing Becas, Cooperación Internacional, Intercambio de Investigadores, Universidades, Enfermería Bolsas de estudo, Cooperação internacional, Intercâmbio de pesquisadores, Universidades, Enfermagem

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