Vivências em mobilidade acadêmica internacional na formação do jovem pesquisador relato de experiência
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Objetivo: compartilhar a vivência de duas estudantes (de graduação e de pós-graduação) de um grupo de pesquisa brasileiro da área da saúde, que participaram de estágio internacional em institutos de pesquisa distintos na província de Ontário, Canadá. Método: relato de experiência baseado na experiência de duas estudantes vinculadas a um Grupo de Pesquisa brasileiro. Foi utilizada a ferramenta de mapa conceitual e a experiência analisada sob uma perspectiva política, social, analítica, singular, e problematizada por meio da articulação da narrativa com seu referencial teórico fundamentador. Resultados: apesar dos diferentes níveis de formação, foram identificadas similaridades: a relevância da experiência de mobilidade internacional, facilidades relacionadas aos fatores individuais, aos programas de financiamento, ao país e ao instituto de pesquisa de destino e a composição de redes de apoio e desafios originados tanto antes da partida quanto durante a estadia no Canadá. Conclusões: este relato divulga as potencialidades das experiências de internacionalização, por meio de diferentes agências de fomento brasileiras em diferentes momentos da carreira acadêmica.
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Autores
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Relato de Experiências InovadorasPublicado:
nov. 1, 2024Fellowships and Scholarships, International Cooperation, Researcher Exchange, Universities, Nursing Becas, Cooperación Internacional, Intercambio de Investigadores, Universidades, Enfermería Bolsas de estudo, Cooperação internacional, Intercâmbio de pesquisadores, Universidades, Enfermagem
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