As produções dos egressos da Reamec: contribuições para a linha de pesquisa de formação de professores de Matemática

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Resumo

Objetivou-se com esta produção verificar as recentes pesquisas desenvolvidas por alunos egressos da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, da linha de formação de professores, com graduação em matemática que atuam em grupos de pesquisa voltados à formação de professores. Para tanto, a coleta de dados ocorreu entre o período de 2013 a 2020 no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Diretório de Grupos de Pesquisa e na Plataforma Lattes, tendo como critério de inclusão os discentes que já tivessem concluído o doutorado na Rede Amazônica com formação inicial em licenciatura em Matemática ou áreas similares, e estivesse incluído em um grupo de pesquisa, em que atuasse em uma linha relacionada à formação de professores. Desses egressos, foram verificadas suas produções, e realizadas as seguintes análises: nome da revista; avaliação no Qualis; rede de colaboração de autores, com o auxílio do software Gephi; taxa de publicação com o orientador de sua tese; e as contribuições encontradas nas suas produções, com o auxílio do software IRaMuTeQ. Verificou-se que os egressos estão participando de grupos na Amazônia Legal Brasileira, e suas pesquisas são oriundas de problemáticas e perspectivas também para a mesma região. As contribuições de suas produções refletem na formação do professor de matemática, mantendo discussões com um direcionamento na/para a formação inicial e continuada de um profissional reflexivo, que esteja atento às necessidades do século XXI, e preocupado com as práticas da educação inclusiva, educação especial e a educação de jovens e adultos, com a utilização de metodologias diferenciadas.

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Autores
  • Reullyanne Freitas de Aguiar Universidade Federal de Mato Grosso
Biografia
Reullyanne Freitas de Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá – MT.

Raimundo Luna Neres, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo – SP.

Francisco Alexandre de Lima Sales, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá – MT.

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Como Citar

FREITAS DE AGUIAR, R.; NERES, R. L.; SALES, F. A. de L. As produções dos egressos da Reamec: : contribuições para a linha de pesquisa de formação de professores de Matemática. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–18, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2224. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2224. Acesso em: 2 abr. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

fev. 25, 2025
Palavras-chave:

REAMEC, Teacher training, Research groups, Collaborative network, Postgraduate studies REAMEC, Formación docente, Grupos de investigación, Red colaborativa, Estudios de posgrado REAMEC, Formação docente, Grupos de pesquisa, Rede colaborativa, Pós-Graduação

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