As produções dos egressos da Reamec: contribuições para a linha de pesquisa de formação de professores de Matemática
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Objetivou-se com esta produção verificar as recentes pesquisas desenvolvidas por alunos egressos da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, da linha de formação de professores, com graduação em matemática que atuam em grupos de pesquisa voltados à formação de professores. Para tanto, a coleta de dados ocorreu entre o período de 2013 a 2020 no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Diretório de Grupos de Pesquisa e na Plataforma Lattes, tendo como critério de inclusão os discentes que já tivessem concluído o doutorado na Rede Amazônica com formação inicial em licenciatura em Matemática ou áreas similares, e estivesse incluído em um grupo de pesquisa, em que atuasse em uma linha relacionada à formação de professores. Desses egressos, foram verificadas suas produções, e realizadas as seguintes análises: nome da revista; avaliação no Qualis; rede de colaboração de autores, com o auxílio do software Gephi; taxa de publicação com o orientador de sua tese; e as contribuições encontradas nas suas produções, com o auxílio do software IRaMuTeQ. Verificou-se que os egressos estão participando de grupos na Amazônia Legal Brasileira, e suas pesquisas são oriundas de problemáticas e perspectivas também para a mesma região. As contribuições de suas produções refletem na formação do professor de matemática, mantendo discussões com um direcionamento na/para a formação inicial e continuada de um profissional reflexivo, que esteja atento às necessidades do século XXI, e preocupado com as práticas da educação inclusiva, educação especial e a educação de jovens e adultos, com a utilização de metodologias diferenciadas.
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Autores
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Como Citar
REAMEC, Teacher training, Research groups, Collaborative network, Postgraduate studies REAMEC, Formación docente, Grupos de investigación, Red colaborativa, Estudios de posgrado REAMEC, Formação docente, Grupos de pesquisa, Rede colaborativa, Pós-Graduação

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