Universidade e commodity: quando o mercado coloniza a educação superior quando o mercado coloniza a educação superior
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O estudo abordou a relação entre a expansão da educação superior no Brasil e a atuação do mercado educacional influenciado pela racionalidade neoliberal. O objetivo é apresentar uma análise subsidiada por um aporte teórico que permita explicar as contradições do avanço do mercado na educação superior, seus desafios e impasses a partir dessa racionalidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, objetivo exploratório, com procedimento bibliográfico e documental, ancorado no método analítico-hermenêutico. Os resultados apontam que os ditames do mercado têm levado à precarização do ensino, da pesquisa e da extensão na educação superior. A universidade tornou-se uma mercadoria incorporada à racionalidade neoliberal baseada na maximização do lucro, da concorrência e da competitividade, o que compromete sua missão histórica em promover o conhecimento. Os dados indicam a urgência de repensar políticas de educação superior no Brasil, a fim de coibir a expansão de um ensino apenas com fim mercantil.
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Autores
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Como Citar
Censo de educação superior, Racionalidade neoliberal, Precarização do ensino, Democratização, Universidade

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