Diretrizes curriculares e o desempenho de alunos paranaenses da 8ª série do ensino fundamental na Prova Brasil

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Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a proposta curricular e o desempenho dos alunos da 8ª série das escolas paranaenses na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), chamada Prova Brasil. Em posse dos resultados da avaliação externa, buscamos estabelecer relações entre o currículo e o desempenho dos alunosdo estado do Paraná na Prova Brasil em Língua Portuguesa. Para o levantamento dos dados, realizamos entrevistas com professores de Língua Portuguesa e analisamos os planos de ação, registros noslivros de chamada e, simultaneamente, os currículos que embasam suas práticas, como: Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (PARANÁ, 1990), Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (BRASIL, 1997) e Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesapara Educação Básica (PARANÁ, 2008).

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Autores
  • Maria José Pereira
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori
Biografia
Referências

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Como Citar

PEREIRA, M. J.; MORI, N. N. R. Diretrizes curriculares e o desempenho de alunos paranaenses da 8ª série do ensino fundamental na Prova Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.243. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/243. Acesso em: 3 jul. 2024.

Palavras-chave:

Proposta Curricular. Desempenho dos Alunos. Prova Brasil. Curriculum Guideline Goals. Students’ Performance. Prova Brasil. Propuesta de Plan de Estudios. Desempeño de los Estudiantes. Prueba Brasil.