Diretrizes curriculares e o desempenho de alunos paranaenses da 8ª série do ensino fundamental na Prova Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A pesquisa teve como objetivo analisar a proposta curricular e o desempenho dos alunos da 8ª série das escolas paranaenses na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), chamada Prova Brasil. Em posse dos resultados da avaliação externa, buscamos estabelecer relações entre o currículo e o desempenho dos alunosdo estado do Paraná na Prova Brasil em Língua Portuguesa. Para o levantamento dos dados, realizamos entrevistas com professores de Língua Portuguesa e analisamos os planos de ação, registros noslivros de chamada e, simultaneamente, os currículos que embasam suas práticas, como: Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (PARANÁ, 1990), Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (BRASIL, 1997) e Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesapara Educação Básica (PARANÁ, 2008).
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
dez. 31, 2011Proposta Curricular. Desempenho dos Alunos. Prova Brasil. Curriculum Guideline Goals. Students’ Performance. Prova Brasil. Propuesta de Plan de Estudios. Desempeño de los Estudiantes. Prueba Brasil.