Reflexões sobre o processo de formação continuada proposto por um curso de especialização em Educação em Ciências e Tecnologia
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Apresentamos a proposta de um curso de especialização na modalidade lato sensu que foi implementado na Fundação Universidade Federal do Pampa, no ano de 2008. A especialização foi voltada para a formação continuada de professores que atuam na Educação emCiências e Tecnologia. Apresentamos reflexões sobre o andamento docurso e depois sobre as suas contribuições produzidas nas atividades de docência dos egressos. Para isso, utilizamos dois momentos de coleta de informações: o primeiro, por meio de questionários abertos que os alunos respondiam durante o curso, ao final de cada módulo de disciplinas formativas; e o segundo, por meio de um questionário aberto respondido via internet, seis meses após o período de defesa do trabalhode conclusão. Foi possível avaliar a proposta didática oferecida pelo curso, as barreiras enfrentadas pelos alunos no decorrer da formação e também suas expectativas perante o futuro na carreira docente. Os resultados apontam para o êxito da proposta implementada na busca daformação continuada dos professores em exercício. Pode-se perceber ograu de satisfação dos egressos – muitos deles se encontram em plena reflexão e outros já em efetiva mudança de suas práticas didáticas na escola. Foi possível perceber, por diversos ângulos, que o curso pode ser melhorado, principalmente no que diz respeito a uma maior ênfase sobre as propostas didáticas relacionadas à Física e à Química experimentais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Formação Continuada de Professores. Educação em Ciências e Tecnologia. Prática Docente. Continuous Process of Teacher Formation. Science and Technology Education. Teacher Education. Formación Continuada de Profesores. Educación en Ciencias y Tecnología. Práctica Docente.