A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes (1951-1961)

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Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o primeiro decênio de existência da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual Capes – Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior), que abarca o período de 1951 a 1960, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal em um contexto histórico marcado pelo modelo nacional-desenvolvimentista. O caminho para o alcance desse objetivo tem como elementos essenciais a utilização de relatórios, correspondências, mensagens presidenciais e documentos legais articulados sob o signo da utilizaçãode estratégias e táticas por indivíduos-coletivos que edificaram uma rede institucional que levou a Capes a um papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação. Tal centralidade teve como resultados a tentativa de construção de um sistema nacional de pós-graduação que se constitui em um legado a ser examinado no tempo presente.

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Autores
  • Fernando César Ferreira Gouvêa
Biografia
Fernando César Ferreira Gouvêa
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Referências

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Como Citar

GOUVÊA, F. C. F. A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes (1951-1961). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.312. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/312. Acesso em: 15 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 31, 2012
Palavras-chave:

História da Educação Brasileira. Ministério da Educação. Inep. Capes. 1951-1961. Historia de la Educación Brasileña. Ministerio de Educación. Inep. Capes. 1951-1961 Brazilian Education History. Ministry of Education. INEP. CAPES. 1951-1961.