Competência em Informação e uso do Portal Capes: desafios para os programas brasileiros de pós-graduação em saúde coletiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O Portal de Periódicos da Capes completou 10 anos de existência como acervo brasileiro de informação científica mais valioso na atualidade. Presente em 268 instituições de ensino do País, pode ter seu alcance comprometido pela baixa competência em informação(CI) de seus usuários. Descrever e analisar a CI dos alunos ingressantes na pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz,tendo em vista o uso do Portal, são os objetivos deste artigo. Foi estudada uma amostra composta de 88 alunos de pós-graduação(mestrandos e doutorandos) por meio de um questionário sobre habilidades no uso de bases de dados bibliográficas em Saúde Pública.Os resultados mostram que as diversidades de background, natureza dos treinamentos realizados e graus de domínio do inglês antecipam desafios para as propostas pedagógicas destinadas a melhorar o uso dessa ferramenta.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Beatriz Rodrigues Lopes Vincent
  • Mauricio Roberto Motta Pinto da Luz
  • Martha Silveira
  • Luiz Antonio Bastos Camacho
Biografia
Beatriz Rodrigues Lopes Vincent
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VINCENT, B. R. L.; PINTO DA LUZ, M. R. M.; SILVEIRA, M.; CAMACHO, L. A. B. Competência em Informação e uso do Portal Capes: desafios para os programas brasileiros de pós-graduação em saúde coletiva. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.313. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/313. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 31, 2012
Palavras-chave:

CAPES Portal. Graduate Programs. Information Literacy. Public Health. Portal Periódicos Capes. Pós-Graduação. Competência Informacional. Saúde Pública. Portal Periódicos Capes. Posgrado. Competencia Informacional. Salud Pública.