O Consórcio e o Mestrado Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação (Euromime): uma experiência de pós-graduação conectando territórios acadêmicos por meio de um novo modo de produção de conhecimentos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No âmbito dos programas europeus Erasmus Mundus, a sigla Euromime designa um consórcio interuniversitário e um curso de mestrado inovadores sob várias perspectivas. Com foco na engenharia de mídias para a educação, o Euromime reúne sete universidades em sete países e em dois continentes e é uma das mais amplas iniciativas europeias de pós-graduação baseada na colaboração interinstitucional internacional. Neste artigo, nteressamo-nos em saber quais foram os impactos institucionais do Euromime, de que forma aconteceu a colaboração interuniversitária promovida pela iniciativa e se os instrumentos de internacionalização que delimitam o Consórcio foram efetivos na constituição desse território acadêmico conectado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gilberto Lacerda Santos Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas Universidade de Brasília
  • Thomas Petit Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília
  • José Vieira de Sousa Faculdade de Educação Departamento de Planejamento e Administração Universidade de Brasília
Biografia
Gilberto Lacerda Santos, Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas Universidade de Brasília

Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e em divulgação científica e tecnológica. É Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995); Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003. É líder do Grupo de Pesquisas Ábaco sobre o uso do computador na educação. É consultor em inovações educativas em organizações públicas e privadas. Coordena o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília.

Thomas Petit, Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília
Graduado em 2007 em "Línguas, Literaturas e Civilizações Estrangeiras" (LLCE; especialidade Espanhol) na Universidade de Poitiers (França). Participou do programa de mobilidade acadêmica europeia Erasmus na Facultad de Filosofía y Letras da Universidade de Málaga (2007). Possui Mestrado Profissionalizante em "Didática das Línguas e do Francês Língua Estrangeira e Segunda" da Universidade de Poitiers (2010). Possui Mestrado Acadêmico (2012) em "Engenharia das Mídias para a Educação" do consórcio Euromime (Erasmus Mundus) das 7 Universidades: Poitiers (UP - França), Lisboa (UTL - Portugal), Madrid (UNED - Espanha), Brasília (UnB - Brasil), México DF (UNAM - México), Lima (PUCP - Perú) e Los Lagos (ULagos - Chile). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Mídias Digitais. Doutorando no Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa "Educação, Tecnologia e Comunicação" (ETEC). Suas áreas de pesquisa são o desenvolvimento de novas práticas educacionais na modalidade Mobile Learning e o uso das tecnologias digitais educacionais (Grupo Ábaco); o uso de tecnologias digitais educacionais no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Grupo TECLE).
José Vieira de Sousa, Faculdade de Educação Departamento de Planejamento e Administração Universidade de Brasília
Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1985), e em Letras Português (1994). Mestrado em Educação (1994 e Doutorado em Sociologia (2003) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Associado da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e na pós-graduação. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação/Avaliação da Educação Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: política educacional, educação superior, avaliação institucional, relação público-privado e avaliação de planos, programas e projetos educacionais.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SANTOS, G. L.; PETIT, T.; SOUSA, J. V. de. O Consórcio e o Mestrado Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação (Euromime): uma experiência de pós-graduação conectando territórios acadêmicos por meio de um novo modo de produção de conhecimentos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.504. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/504. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

Consórcio Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação, boas práticas em educação superior, tecnologias de informação, comunicação e expressão Euromime. Higher Education. Good Practices. Information Technologies, Communication and Expression. Euromime. Buenas Prácticas. Educación Suprior. Tecnologías de la Información, la Comunicación y la expresión.