A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Priscila Larocca
  • Ademir José Rosso
  • Audrey Pietrobelli de Souza
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LAROCCA, P.; ROSSO, A. J.; SOUZA, A. P. de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.62. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/62. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

objetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior. Research Objectives, Academic Production, Graduate Course, Research, Higher Education.