Determinantes das atividades de pesquisa e pós-graduação nas universidades federais brasileiras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A partir de dados obtidos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e nos relatórios de gestão de 57 universidades federais brasileiras, foram analisados os principais determinantes do número de programas de pós-graduação e da nota média desses programas. Observou-se que a região, a população da cidade, o ano de fundação, o número de alunos da graduação e o incentivo à qualificação dos técnicos não têm influência significativa. O número de programas depende do bom andamento da carreira dos professores, avaliada pela sua qualificação e idade. O número de técnicos também colabora positivamente. Quanto à nota média, observou-se que as universidades melhores são aquelas com um número maior de programas, o que demonstra resultados positivos da competição interdepartamental dentro da instituição.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fabiano Mourão Vieira
  • Ricardo Jhum Fukaya CGU
  • Ivanir Kunz Analista de Ciência e Tecnologia (CNPq).
Biografia
Fabiano Mourão Vieira
Doutor em Economia (USP). Professor universitário (Faculdade Bagozzi). Analista de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União. Área de conhecimento: Economia do Setor Público.
Ricardo Jhum Fukaya, CGU
Graduação em Administração pela UFPR. Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
Ivanir Kunz, Analista de Ciência e Tecnologia (CNPq).

Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP). Área de Conhecimento: Política Científica e Tecnológica.

Atualmente lotada na AGU.

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VIEIRA, F. M.; FUKAYA, R. J.; KUNZ, I. Determinantes das atividades de pesquisa e pós-graduação nas universidades federais brasileiras. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.830. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/830. Acesso em: 23 nov. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Avaliação. Programa. Graduate. Evaluation. Program. Posgrado. Evaluación. Programa.