A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação
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O presente artigo, resultante de uma conferência pública, aborda, numa primeira parte, o modo como a Educação Comparada tomou como campo de estudo privilegiado a afirmação e a expansão do modelo escolar. Sendo uma disciplina das Ciências da Educação que pode remontar ao início do século XIX, foi, todavia, após a Segunda Guerra Mundial que a Educação Comparada teve um grande desenvolvimento e uma significativa expressão, fruto da criação de um vasto sistema de organizações internacionais de natureza intergovernamental. Numa segunda parte, desenvolve-se um conjunto de argumentos sobre os modos como os grandes projetos estatísticos internacionais, com destaque para o PISA e outros programas conduzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), têm vindo a construir novos formas de regulação transnacional das políticas de educação, a “governação por números”, que têm empobrecido o debate educativo e limitado as respostas democráticas dos Estados. Por último, apresenta-se uma proposta no sentido de colocar em diálogo as “duas culturas” da Educação Comparada: uma, de natureza académica, fortemente compreensiva e localizada; e a outra, prevalecente nas organizações internacionais, portadora de uma imensa informação estatística, mas que conduz, inexoravelmente, sempre às mesmas e descontextualizadas propostas e soluções.
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Como Citar
Comparative Education. Education Policies. Transnational Regulation. Educación Comparada. Políticas de Educación. Regulación Transnacional. Educação Comparada. Políticas de Educação. Regulação Transnacional.