The analysis methods study in dissertations as researchers learning and training to the qualitative research: an experience report

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

This paper presents an experience that took place in a course on the analysis of qualitative data, and discusses the teaching and learning of its methods with researchers in training. The experience consisted of a survey conducted by students from Science Education and Health master’s degree programs, about the analysis methods presented in dissertations of both programs. The goal was to develop skills related to the methods of analysis, associated with the methodological rigor of the scientific research. The descriptive survey resulted in the dispersion of the used methods, with emphasis on Content Analysis. Master’s students produced a report that corresponded positively to what was proposed as activity. From the teaching experience of the qualitative analysis, this article contributes to the debate of this matter in the training of new researchers.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Bruno Ferreira Dos Santos Departamento de Química e Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ádila Silva Vaz
  • Paula Lacerda Leite
  • Cláudia Stela Barbosa
  • Luzitânea Araújo
  • Anni Barreto Lyra
  • Beatriz dos Santos
  • Celma Bento Moreira
  • Maria Lydia Aroz D. Santana
  • Regiane Barreto Martins
Biografia
Bruno Ferreira Dos Santos, Departamento de Química e Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia, e Doutor em Ciências Sociais e Humanas pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fui Coordenador do Curso de Licenciatura em Química entre 2002 e 2005. Sou professor nos cursos de graduação em Química - bacharelado e licenciatura - na área de química analítica e de educação química e na Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática. Atualmente coordeno o subprojeto PIBID "Ensino de Química e Sociedade". Também coordeno um grupo de pesquisa em Ensino de Química, e oriento dissertações de mestrado e monografias de conclusão de curso nessa mesma área. Minhas linhas de estudo e de pesquisa incluem os temas da linguagem, discurso e o ensino de química e de ciências, história do currículo e do ensino de química e métodos da pesquisa em educação científica.
Referências

ALMEIDA, A. P. de. Diário no Google Docs: possibilidades de reflexão sobre a prática de estágio curricular. 2013. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

ALMEIDA, N. M. S. Formação do enfermeiro e reorientação do modelo de assistência à saúde: um estudo cartográfico. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2012.

ALVES, M. R. Representações sociais de cuidadores informais sobre o apoio social no cuidado ao idoso dependente. 2013. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

ALVES, M. S. Caminhos percorridos, trilhando possibilidades: o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na perspectiva da vigilância em saúde no trabalhador da mineração. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2011.

ATKINSON, P.; DELAMONT, S. Perspectivas analíticas. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y, S. (Coords.). Manual de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa, 2015. v. IV.

AZEVEDO, S. M. M. M. Estudo investigativo da disciplina Educação para a Sexualidade em escolas da rede municipal de Jequié-BA. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

BASTOS, A. P. S. Abordagem temática freireana e o ensino de Ciências por investigação: contribuições para o ensino de Ciências/Física nos anos iniciais. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

BITENCOURT, I. M. A Botânica no ensino médio: análise de uma proposta didática baseada na abordagem CTS. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, J. G. Representações sociais da família sobre o cuidado de idosos dependentes. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERZOG, B. Aprendizaje y enseñanza de métodos cualitativos de investigación en ciencias sociales: reflexiones provisionales. Forum: Qualitative Social Research, Bonn, v. 9, n. 3, art. 22, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.

LECOMPTE, M. D. Analyzing qualitative data. Theory into Practice, Columbus, v. 39, n. 3, p. 146-154, 2000.

MARRADI, A.; ARCHENTI, N.; PIOVANI, J. I. Metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires: Emecé Editores, 2007. 322 p.

OLIVEIRA, I. S. Ensinando e Aprendendo Zoologia: análise de uma prática pedagógica baseada na solução de problemas. 2014. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

PEREIRA, L. C. Concepções de pessoas idosas sobre a influência do contexto familiar para o uso ou abandono de bebidas alcoólicas por idosos. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

PORTO, M. L. O. O Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do enfoque: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): análise de uma proposta desenvolvida. 2014. 381 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

REIS, C. C. Vivências de familiares acompanhantes de idosos hospitalizados: um olhar fenomenológico. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

RIBEIRO, J. F. Autonomia do ser idoso: percepção da família corresidente. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

ROCHA, S. B. Percepção de familiares sobre o cuidado ao membro usuário do centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.

ROTH, W.-M. Analyzing the qualitative data analyst: a naturalistic investigation of data interpretation. Forum: Qualitative Social Research, Bonn, v. 16, n. 3, art. 11, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.

SANDE, D. S. Riscos ocupacionais no ambiente hospitalar sob a ótica dos enfermeiros. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

SANTANA, T. A. Aplicação do enfoque CTS no ensino de bioquímica: análise de uma experiência didática. 2014. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

SANTOS, A. R. Educação permanente em saúde: cartografias de uma rede de atenção. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.

SANTOS, M. C. dos. Formação continuada para professores de Ciências Biológicas e o ensino sobre o bioma caatinga. 2013. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

SANTOS, M. G. Processo de trabalho na estratégia saúde da família em município de pequeno porte. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

SANTOS, S. B. A história da química como disciplina: um estudo dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades do Estado da Bahia. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

SCHETTINI, P.; CORTAZZO, I. Análisis de datos cualitativos en la investigación social: procedimientos y herramientas para la interpretación de la información cualitativa. La Plata: Edulp, 2015. 120 p.

SILVA, A. C. S. O ser saudável nas representações sociais entre adolescentes. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2011.

SILVA, D. M. A família intergeracional na ótica de idosos. 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

SOUSA, A. S. Professores de Matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

SOUZA, A. L. S. A formação do pedagogo na UESB, campus de Jequié, para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

SOUZA, F. S. Representações sociais de adolescentes acerca da educação sexual no contexto escolar. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.

TAQUETTE, S. R.; MINAYO, M. C. S. Ensino-aprendizagem da metodologia qualitativa de pesquisa em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 60-67, 2015.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

DOS SANTOS, B. F.; VAZ, Ádila S.; LEITE, P. L.; BARBOSA, C. S.; ARAÚJO, L.; LYRA, A. B.; DOS SANTOS, B.; MOREIRA, C. B.; SANTANA, M. L. A. D.; MARTINS, R. B. The analysis methods study in dissertations as researchers learning and training to the qualitative research: an experience report. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1270. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1270. Acesso em: 14 may. 2024.

Section

Experiences

Published:

Aug 4, 2017
Keywords:

Pesquisa Qualitativa. Métodos de Análise. Formação do Pesquisador. Ensino de Pós-Graduação. Investigación Cualitativa. Métodos de Análisis. Formación del Investigador. Enseñanza de Postgrado. Qualitative Research. Analysis Methods. Researcher Training. Graduation Teaching.