Ferruginous Cangas: pedagogical proposal about the conservation necessity of a threatened ecosystem

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

Environmental Education (EE), while an epistemological field, may assist to awake the comprehension of individuals’ role within the environment. In this work, we present the result of a partnership between the Professional Masters Studies in Science Teaching from the Federal University of Ouro Preto and the Prístino Institute, aiming to develop an EE textbook involving the canga ecosystem for teachers and students of the basic education. In Minas Gerais, ferruginous ecosystems – known as “Cangas” – present abiotic characteristics that resulted in one of the environments with higher plant endemism in Brazil. Acting as a water reservoir that supplies water sources of the metropolitan region of Belo Horizonte, the Cangas are on the list of the most endangered ecosystems, especially by mining. This article provides concepts, peculiarities, importance, threats and challenges, in addition to fixation exercises and contextualized discussion being, therefore, a differentiated tool for Science teaching.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Jalula Maria Lage Maciel Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
  • Flávio Fonseca do Carmo Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Luciana Hiromi Yoshino Kamino Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Leandro Marcio Moreira Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Biografia
Jalula Maria Lage Maciel, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais(2004). Tem experiência na área de Biologia Geral.
Flávio Fonseca do Carmo, Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Biólogo (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos em Biologia da Conservação, Ecologia e Florística em comunidades vegetais de afloramentos rochosos. Atua em projetos de Geoconservação de sistemas ferruginosos (Cangas). Coordena equipes multidisciplinares em análises integradas de impactos ambientais. Nomeado perito pela Promotoria de Justiça em Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais. Atualmente é diretor-presidente do Instituto Prístino.
Luciana Hiromi Yoshino Kamino, Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela UFMG (2002/2009). Possui experiência em botânica, ecologia vegetal e biologia da conservação. Atualmente é coordenadora de pesquisas e desenvolvimento de projetos do Instituto Prístino, perita pela Promotoria de Justiça em Defesa do Meio Ambiente e pesquisadora associada do Departamento de Botânica, UFMG.
Leandro Marcio Moreira, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Bioquímica pelo IQ USP

Atualmente professor de Bioquímica e Biologia Molecular associado aos programas de pos graduação em biotecnologia e mestrado profissional em ensino de Ciências.

Linhas de pesquisa, genômica comparativa e funcional de fitopatógenos, bioprospecção de bactérias associadas ao ambiente e desenvolvimento de ferramentas de ensino de CIências Moleculares.

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

MACIEL, J. M. L.; DO CARMO, F. F.; KAMINO, L. H. Y.; MOREIRA, L. M. Ferruginous Cangas: pedagogical proposal about the conservation necessity of a threatened ecosystem. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 13, n. 32, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1011. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1011. Acesso em: 3 jul. 2024.

Section

Experiences

Published:

Mar 10, 2017
Keywords:

Environmental Education. Canga. Natural Resources. Mining. University-Schools Integration. Textbook. Educación Ambiental. Canga. Recursos Naturales. Minería. Universidad-Escuelas. Cartilla. Educação Ambiental. Canga. Recursos Naturais. Mineração. Integração Universidade-Escolas. Cartilha.