Cangas ferruginosas: propuesta pedagógica sobre la necesidad de conservación de un ecosistema amenazado

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Resumen

La educación ambiental (EA), como un campo epistemológico, puede ayudar en el despertar de la comprensión del papel del individuo en el medio ambiente. En este trabajo presentamos el resultado de la colaboración entre la maestría profesional en enseñanza de Ciencias de la Universidad Federal de Ouro Preto y el Instituto Prístino con el objetivo de desarrollar una cartilla de EA sobre el ecosistema de canga para profesores y estudiantes de enseñanza fundamental II. En el Estado de Minas Gerais, los ecosistemas ferruginosos — conocidos como “cangas” — presentan características abióticas, que resultan en uno de los ambientes con mayor endemismo vegetal del Brasil. Ya que actúan como reserva hídrica, que abastece manantiales de la región metropolitana de Belo Horizonte, las cangas están en la lista de los ecosistemas más amenazados, en especial por la minería. Este artículo presenta conceptos, particularidades, importancia, amenazas y desafíos, además de ejercicios de aprendizaje y discusión contextualizada siendo, por lo tanto, una herramienta diferenciada para la enseñanza de Ciencias.

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Autores
  • Jalula Maria Lage Maciel Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
  • Flávio Fonseca do Carmo Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Luciana Hiromi Yoshino Kamino Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Leandro Marcio Moreira Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Biografia
Jalula Maria Lage Maciel, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais(2004). Tem experiência na área de Biologia Geral.
Flávio Fonseca do Carmo, Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Biólogo (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos em Biologia da Conservação, Ecologia e Florística em comunidades vegetais de afloramentos rochosos. Atua em projetos de Geoconservação de sistemas ferruginosos (Cangas). Coordena equipes multidisciplinares em análises integradas de impactos ambientais. Nomeado perito pela Promotoria de Justiça em Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais. Atualmente é diretor-presidente do Instituto Prístino.
Luciana Hiromi Yoshino Kamino, Instituto Prístino, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela UFMG (2002/2009). Possui experiência em botânica, ecologia vegetal e biologia da conservação. Atualmente é coordenadora de pesquisas e desenvolvimento de projetos do Instituto Prístino, perita pela Promotoria de Justiça em Defesa do Meio Ambiente e pesquisadora associada do Departamento de Botânica, UFMG.
Leandro Marcio Moreira, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Bioquímica pelo IQ USP

Atualmente professor de Bioquímica e Biologia Molecular associado aos programas de pos graduação em biotecnologia e mestrado profissional em ensino de Ciências.

Linhas de pesquisa, genômica comparativa e funcional de fitopatógenos, bioprospecção de bactérias associadas ao ambiente e desenvolvimento de ferramentas de ensino de CIências Moleculares.

Referências

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Cómo citar

MACIEL, J. M. L.; DO CARMO, F. F.; KAMINO, L. H. Y.; MOREIRA, L. M. Cangas ferruginosas: propuesta pedagógica sobre la necesidad de conservación de un ecosistema amenazado. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 13, n. 32, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1011. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1011. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Experiencias

Publicado:

mar 10, 2017
Palabras clave:

Environmental Education. Canga. Natural Resources. Mining. University-Schools Integration. Textbook. Educación Ambiental. Canga. Recursos Naturales. Minería. Universidad-Escuelas. Cartilla. Educação Ambiental. Canga. Recursos Naturais. Mineração. Integração Universidade-Escolas. Cartilha.