The context of the professional master's degree in chemistry on a national network: regulatory documents, practices and productions

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Abstract

This article is a part of a doctoral research and aims to identify the correlations of the Professional Masters in Chemistry in a National Network (PROFQUI) in teacher education with the principle of applicability proposed by Michael Gibbons. To this end, a bibliographic and documentary study was carried out through official PROFQUI documents available on its main website, which were qualitatively analyzed regarding the correspondences with the principle of applicability proposed in Mode 2 of knowledge production, in four characteristics: (i) the context of the application; (ii) the context of the problem; (iii) the real context; and (iv) the social purpose. This proposal considers the context of the application of knowledge as an integrating system with flexible dynamics and its real social purpose; allowing educational institutions to identify gaps in the training of students, adapting the execution of their activities. The results indicate that there are considerable relationships between Mode 2 and PROFQUI with regard to applicability, since in both there is a demand for meeting a real demand from society/community and obtaining results through research products (product educational) applied in specific situations.

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Autores
  • Glaucia Gonzaga Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Paiva Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Eichler
Biografia
Glaucia Gonzaga, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF), doutorado em Educação em Ciências (2021, UFRGS). Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora da pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Integrante dos grupos de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), TEC (Tecnologia, Educação e Cognição) e Área de Educação Química. Em 2019 ingressou no SocIgno ? Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Educacionais na Sociedade da Ignorância; e em 2021, ingressou no Núcleo Mulheres SBQ (comissão de design).

Daniel Paiva, Universidade Federal Fluminense

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos, além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil.
Entre os prêmios que ganhou estão Melhor Trabalho no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), Top10 Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004). Membro do COGNITIO - USP (2006 - 2011); da SBCC; da SBNEC; da SBPC; da SBC; da SBPJOR. Colunista do Blog Tutores.

Marcelo Eichler

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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How to Cite

GONZAGA, G.; PAIVA, D.; EICHLER, M. The context of the professional master’s degree in chemistry on a national network: : regulatory documents, practices and productions. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–24, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1850. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1850. Acesso em: 23 nov. 2024.

Keywords:

Public Policies in Education, Institutional Assessment, Knowledge Production, Professional Master's Políticas Públicas en Educación, Evaluación Institucional, Producción de Conocimiento, Máster Profesional Políticas Públicas em Educação, Avaliação Institucional, Produção do Conhecimento, Mestrado Profissional