O contexto do Mestrado Profissional em Química em rede nacional: documentos reguladores, práticas e produções

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Resumo

Este artigo se trata de um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo identificar as correlações do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na formação docente com o princípio de aplicabilidade proposto por Michael Gibbons. Para tal foi realizado um estudo bibliográfico e documental por meio de documentos oficiais do PROFQUI dispostos em seu site principal, que foram analisados de forma qualitativa quanto às correspondências com o princípio de aplicabilidade proposto no Modo 2 de produção de conhecimento, em quatro características: (i) o contexto da aplicação; (ii) o contexto do problema; (iii) o contexto real; e (iv) a finalidade social. Essa proposta considera o contexto da aplicação do conhecimento como um sistema integrador de dinâmica flexível e sua finalidade social real; permitindo às instituições de ensino identificar lacunas na formação dos alunos, adequando a execução de suas atividades. Os resultados indicam que há consideráveis relações entre o Modo 2 e o PROFQUI no que diz respeito à aplicabilidade, já que em ambos há a procura pelo atendimento de uma demanda real da sociedade/comunidade e obtenção de resultados por meio de produtos da pesquisa (produto educacional) aplicados em situações pontuais.

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Autores
  • Glaucia Gonzaga Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Paiva Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Eichler
Biografia
Glaucia Gonzaga, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF), doutorado em Educação em Ciências (2021, UFRGS). Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora da pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Integrante dos grupos de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), TEC (Tecnologia, Educação e Cognição) e Área de Educação Química. Em 2019 ingressou no SocIgno ? Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Educacionais na Sociedade da Ignorância; e em 2021, ingressou no Núcleo Mulheres SBQ (comissão de design).

Daniel Paiva, Universidade Federal Fluminense

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos, além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil.
Entre os prêmios que ganhou estão Melhor Trabalho no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), Top10 Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004). Membro do COGNITIO - USP (2006 - 2011); da SBCC; da SBNEC; da SBPC; da SBC; da SBPJOR. Colunista do Blog Tutores.

Marcelo Eichler

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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Como Citar

GONZAGA, G.; PAIVA, D.; EICHLER, M. O contexto do Mestrado Profissional em Química em rede nacional:: documentos reguladores, práticas e produções. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–24, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1850. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1850. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 28, 2022
Palavras-chave:

Public Policies in Education, Institutional Assessment, Knowledge Production, Professional Master's Políticas Públicas en Educación, Evaluación Institucional, Producción de Conocimiento, Máster Profesional Políticas Públicas em Educação, Avaliação Institucional, Produção do Conhecimento, Mestrado Profissional

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