O caminho da individuação da menina que se tornou professora de Ciências: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

What are the conditions that allow the school success and social ascension of a person of popular origin facing patriarchal subjugation and maternal illness in the early stages of their development? From a perspective of analysis of the report, guided by theoretical discussions by B. Charlot (1993, 1997, 2013), which deal with the theory of construction of the relationship with knowledge of students of popular origin, the theory of resilience of B. Cyrulnik (2005; 2014) and having as an analysis tool, the actancial self-reflective theory elaborated by Bergier and Xypas (2013), inspired by the narrative scheme of G. Courtés (1986), this article aims to enrich the sociology of the school success of Fr. Bourdieu by the study of a case that is not found in academic bibliography: school success despite patriarchal subjugation, lack of economic and family capital.This research seeks to clarify the contribution of theories of resilience and the relationship to knowledge in overcoming the subjection imposed by patriarchal power, while events are narrated with due emotional distancing and adequate theorization.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Constantin Xypas, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação da Universidade de Caen (UniCaen), França. Professor Titular aposentado da Universidade Católica de Universidade Católica do Oeste (UCO), França. Professor visitante em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

Dayane Leitão Florêncio de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação da Universidade de Caen (UniCaen), França. Professor Titular aposentado da Universidade Católica de Universidade Católica do Oeste (UCO), França. Professor visitante em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

Helena Soares de Almeida Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

Referências

ABREU, M. K. A.; XIMENES, V. M. Pobreza, permanência de universitários e assistência estudantil: uma análise psicossocial. Psicologia USP, São Paulo, 2021, v. 32, e200067, 2021.
BASTOS, A. A.; XYPAS, C.; CAVALCANTI, J. D. B. A relação ao saber do filho de um frentista que se tornou doutor em Matemática. In: XYPAS, C.; CAVALCANTI, D. (orgs.). Da luta pelo saber à construção do êxito escolar. Curitiba: CRV, 2020, p.125-138.
BERGIER, B.; XYPAS, C. Por uma Sociologia do improvável: percursos atípicos e sucessos inesperados na escola francesa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 47, n. 33, p. 36-58, set/dez. 2013.
BONAMINO, A. et al. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15 n. 45, p set./dez., 497-594, 2010. P. 487-594.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BOURDIEU, P. L’illusion biographique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 62-63, p. 69-72, [1986] 2011.
BOWLBY, J. Apego: a natureza do vínculo. v. 1. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, n. (97), p. 47-63, 1996. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803. Acesso em: 23 abr. 2025.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Reimp. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CYRULNIK, B. O murmúrio dos fantasmas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CYRULNIK, B.; ANAUT, M. ¿Por qué la resiliência? Lo que nos permite reanudar la vida? Barcelona: Gedisa, 2016.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DWECK, C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.
FADIMAN, J.; & FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.
FRANKL, V. E. Em busca de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GAULEJAC, V. O âmago da discussão: da Sociologia do indivíduo à Sociologia do sujeito. Cronos, Natal, v. 5/6, n. 1/2, p. 59-77, jan./dez., 2013 2004-2005.
GLENN, S. S.; MALAGODI, E. F. Process and content in behavioral and cultural phenomena. Behavior and Social Issues, Berlim, v. 1, 1-14, 1991.
GREIMAS, A. J.; COURTÈS, J. Sémiotique: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1986.
JUNG, C. G. Cartas II. Petrópolis: Vozes, 2002
PALUDO, M. de L. A escola e a formação dos estudantes: saberes, hábitos e praxes. 2016.
RODRIGUES, S.; CHALHUB, A. Amor com dependência: um olhar sobre a teoria do apego. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Salvador, 2009.
ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, 2018. Palestra proferida no concurso para o cargo de professor titular da PUC-SP, realizada em 23 de jun. de 1993.
SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica: use a psicologia positiva para alcançar todo seu potencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
SOUSA, L. M.; SOUSA, S. M. G. Jovens universitários de baixa-renda e a busca pela inclusão social via univesidadeuniversidade. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 1, n. 2, dez., 2006.
SOUZA, F. C. S.; ALMEIDA, M. C. X. Resiliência e educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 35, n. 21, p. 239-243, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3963. Acesso em: 14 dez. 2022.
VERGUEIRO, P. V., P. Jung, entrelinhas: reflexões sobre os fundamentos da teoria junguiana com base no estudo do tema individuação em cartas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 125-143, 2008.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, 2006.
XYPAS, C.; CAVALCANTI, D. Relação ao saber, êxito escolar e ascensão social: articulações e recontextualizações teóricas e metodológicas. In: XYPAS, C.; CAVALCANTI, J. D. B. (orgs.). Da luta pelo saber à construção do êxito escolar: contribuição à Sociologia do êxito improvável. Curitiba: CRV, 2020. p. 35-52.
XYPAS, C.; SOUZA, J.N. A menina feirante que se tornou professora de Matemática: processo de resiliência e construção da relação ao saber. In: XYPAS, C.; CAVALCANTI, D. (orgs.). Narrativas autorreflexivas actanciais de professores de origem popular. Curitiba: CRV, 2022, p. 85-109.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

XYPAS, C.; ALBUQUERQUE, D. L. F. de; GOMES, H. S. de A. O caminho da individuação da menina que se tornou professora de Ciências: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–27, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2167. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2167. Acesso em: 3 jun. 2025.