O caminho da individuação da menina que se tornou professora de Ciências: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca

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Resumen

Quais as condições que permitem o êxito escolar e a ascensão social de um sujeito de origem popular que enfrenta a pobreza, a opressão e as instabilidades do ambiente familiar, esta última em decorrência do adoecimento materno na fase inicial de seu desenvolvimento? A partir de uma perspectiva de análise do relato, guiada por discussões teóricas de Bernard Charlot, as quais tratam da teoria da construção da relação com o saber de estudantes de origem popular, pela teoria da resiliência de Boris Cyrulnik e tendo como ferramenta de análise a narrativa autorreflexiva actancial elaborada por Bertrand Bergier e Constantin Xypas, inspirada no esquema narrativo de Georges Courtès, este artigo objetiva enriquecer a Sociologia do êxito escolar de Pierre Bourdieu pelo estudo de um caso que não se encontra na bibliografia acadêmica: o êxito escolar apesar da impermanência na estrutura familiar, da opressão e da falta de capitais cultural e econômico. Esta pesquisa busca esclarecer a contribuição das teorias de resiliência e da relação com o saber na superação da sujeição imposta pelo poder patriarcal, ao passo que os acontecimentos são narrados com devido distanciamento emocional e teorização adequada.

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Autores
Biografia
Constantin Xypas, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação da Universidade de Caen (UniCaen), França. Professor Titular aposentado da Universidade Católica de Universidade Católica do Oeste (UCO), França. Professor visitante em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

Dayane Leitão Florêncio de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação da Universidade de Caen (UniCaen), França. Professor Titular aposentado da Universidade Católica de Universidade Católica do Oeste (UCO), França. Professor visitante em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

Helena Soares de Almeida Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Caruaru – PE.

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Cómo citar

XYPAS, C.; ALBUQUERQUE, D. L. F. de; GOMES, H. S. de A. O caminho da individuação da menina que se tornou professora de Ciências: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–27, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2167. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2167. Acesso em: 8 jun. 2025.

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Artigos

Publicado:

may 21, 2025
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