O caminho da individuação da menina que se tornou professora de Ciências: o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca o papel da resiliência em uma trajetória de fuga à subjugação patriarca
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Quais as condições que permitem o êxito escolar e a ascensão social de um sujeito de origem popular que enfrenta a pobreza, a opressão e as instabilidades do ambiente familiar, esta última em decorrência do adoecimento materno na fase inicial de seu desenvolvimento? A partir de uma perspectiva de análise do relato, guiada por discussões teóricas de Bernard Charlot, as quais tratam da teoria da construção da relação com o saber de estudantes de origem popular, pela teoria da resiliência de Boris Cyrulnik e tendo como ferramenta de análise a narrativa autorreflexiva actancial elaborada por Bertrand Bergier e Constantin Xypas, inspirada no esquema narrativo de Georges Courtès, este artigo objetiva enriquecer a Sociologia do êxito escolar de Pierre Bourdieu pelo estudo de um caso que não se encontra na bibliografia acadêmica: o êxito escolar apesar da impermanência na estrutura familiar, da opressão e da falta de capitais cultural e econômico. Esta pesquisa busca esclarecer a contribuição das teorias de resiliência e da relação com o saber na superação da sujeição imposta pelo poder patriarcal, ao passo que os acontecimentos são narrados com devido distanciamento emocional e teorização adequada.
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Autores
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ArtigosPublicado:
may 21, 2025