Trajetórias profissionais de egressos de um curso de doutorado em Psicologia
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este trabajo tuvo como principal objetivo investigar la trayectoria profesional de los egresados del doctorado del programa de posgrado en Psicología de la Universidad Federal de Minas Gerais. En las últimas dos décadas, el número de programas de doctorado en psicología ha crecido exponencialmente en Brasil. Este aumento es significativo en varios aspectos, especialmente en términos de política educativa. Sin embargo, para analizar este crecimiento de manera más rigurosa, se necesitan estudios cuidadosamente diseñados, enfocados en la absorción de estos doctores por el mercado laboral. En esta investigación, analizamos la trayectoria profesional de 88 doctores (56 mujeres y 32 hombres) egresados de la Universidad Federal de Minas Gerais entre 2012 y 2018. Este análisis tuvo como objetivo examinar el perfil académico y profesional de los doctores, sus orígenes y destinos profesionales. Los resultados mostraron que, del total de la muestra, 73 (83%) doctores trabajan hoy como profesores en instituciones de educación superior públicas y privadas. El porcentaje de egresados que trabajan como profesores coincide con la literatura, señalando que la universidad es el principal empleador de doctores. Los resultados también indican que la enseñanza deja de ser una actividad complementaria para el psicólogo, pasando a ser un área exclusiva de especialización.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ALMEIDA, A. J. et al. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, (30), 162-173, 2005.
BARDAGI, M. P. et al. (2008). Avaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 28, n. 2, p. 304-315, 2018. Disponível em:
BARDAGI, M. P. et al. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 10., n. 1, p. 69-82, 2006. Disponível em:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BASTOS, A. V. B.; GOMIDE, P. I. C. O psicólogo brasileiro: sua atuação profissional e formação profissional. In: YAMAMOTO, O. H.; COSTA, A. L. F. Escritos sobre o psicólogo no Brasil. Natal, RN: EDUFRN, 2010.
BASTOS, A. V. B.; GONDIM S. M. G.; BORGES-ANDRADE, J. E. O Psicólogo Brasileiro: sua atuação e formação profissional. O que mudou nas últimas décadas. In: YAMAMOTO, O. H.; COSTA, A. L. F. Escritos sobre o psicólogo no Brasil. Natal, RN: EDUFRN, 2010.
BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; RODRIGUES, A. C. A. Uma categoria profissional em expansão: quantos somos e onde estamos? In: BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G. O trabalho do psicólogo no Brasil: um exame à luz das categorias da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BÔAS, G. V.; BARBOSA, M. L. O.; MAGGIE, Y. A pós-graduação, a academia e as trajetórias profissionais. In: VELLOSO J. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país. Brasília: Capes, 2002.
BORGES, L. O., & YAMAMOTO, O. H. Mundo do trabalho: construção histórica e desafios contemporâneos. In: ZANELLI J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Documento de área: Psicologia. 2016. Disponível em:
BRASIL. Egressos da pós-graduação: áreas estratégicas. Brasília: CAPES/MEC, 2017. Disponível em:
BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação (Pnpg) 2011-2020. 2018a. Brasília: CAPES/MEC. Disponível em:
BRASIL. Educação doutoral: reformas e tendências. Brasília: CAPES/MEC, 2018b. Disponível em:
BRASIL. Documento de área: Psicologia. 2019. Disponível em:
BRASIL. Evolução do SNPG no decênio do PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES/MEC, 2021. Disponível em:
CASTRO, P. M. R.; PORTO, G. S. (2016). Ensino e pesquisa e nada mais? Uma análise com base em currículos lattes de pós-doutores egressos da capes. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 111-146. Disponível em:
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE. Brasil: Mestres e Doutores 2019. Brasília, DF. Disponível em:
CFP. Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo: Edicon, 1998.
CFP. Pesquisa feita junto aos associados do Conselho Federal de Psicologia – Relatório final. 2001. Disponível em:
CFP. Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. Brasília: CFP, 2013. Disponível em:
CORAIOLA, D. M. et al. Pós-doutorado na formação dos docentes de programas de pós-graduação em administração no Brasil - Perfil e configuração. Administração: Ensino e pesquisa, v. 14, n. 4, p. 725-758, 2013. Disponível em: < https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.50>. Acesso em: 24 abr. 2020.
COSTA, A. L. F.; YAMAMOTO, O. H. Políticas sociais na pós-graduação stricto sensu de Psicologia. Estudos de Psicologia, v. 21, n. 4, 2016, p. 456-467. Disponível em:
FERREIRA NETO, J. L. “Tudo pelo social”: questões emergentes na formação do psicólogo brasileiro. In: FERREIRA NETO, J. L. A formação do psicólogo. Clínica, social e mercado. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: FUMEC/FCH, 2004.
GONDIM, S. M. G et al. A Identidade do Psicólogo brasileiro. In: GONDIM, S. M. G.; A. BASTOS, V. B. O Trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GUIMARÃES, V. N.; SOARES, S. V.; CASAGRANDE, M. D. H. Trabalho docente voluntário em uma Universidade Federal: nova modalidade de trabalho precarizado?. Educação em Revista, v. 28, n. 3, 77-101, 2012. Disponível em:
HELOANI, R.; MACÊDO, K. B.; CASSIOLATO, R. O exercício da profissão: características gerais da inserção profissional do psicólogo. In: BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2010a.
HELOANI, R.; MACÊDO, K. B.; CASSIOLATO, R. O psicólogo como trabalhador assalariado: setores de inserção, locais, atividades e condições de trabalho. In: BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2010b.
INEP. Trajetória da Mulher na Educação brasileira. 2007.
JESUS, B. H. et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, v. 17, n. 2, p. 336-345, 2013. Disponível em:
KILIMNIK, Z. M. et al. Seriam as âncoras de carreiras estáveis ou mutantes?: um estudo com profissionais de Administração em transição de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 9, n. 1, p. 43-60, 2008. Disponível em:
LANGENBACH, M.; NEGREIROS. T.C.G. A Formação Complementar: um labirinto profissional. In: CFP. Quem é o Psicólogo Brasileiro (pp. 86-99). São Paulo: Edicon, 1998. Disponível em:
LASSANCE, M. C.; SPARTA, M. (2003). A orientação profissional e as transformações no mundo do trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 13-19, 2003. Disponível em:
LOPES, R. C. Prática de Omissão de Titulação no Currículo: um estudo entre pós-graduandos e pós-graduados. Revista Anthropológicas, v. 32, n. 1, p. 167-198, 2021. Disponível:
LOUZADA, R. C. R.; FILHO, J. F. S. (2005). Pós-graduação e trabalho: um estudo sobre projetos e expectativas de doutorandos brasileiros. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 12, p. 265-82. Disponível em:
LUNA, I. N.; SANTOS, M. M. Profissão e carreira: Relações entre escolhas por cursos de graduação e âncoras de carreira. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 31, n. 75, 2013. Disponível em:
MALVEZZI, S.; SOUZA, J. A. J.; ZANELLI, J. C. (2010). Inserção no mercado de trabalho: os psicólogos recém-formados. In BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2010.
MANDELLI, M. T.; SOARES, D H. P.; LISBOA, M. D. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 63, p. 49-57, 2011. Disponível em:
MELO-SILVA, L. L.; MUNHOZ, I. M. S.; LEAL, M. S. Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 20, n. 1, p. 3-18, 2019. Disponível em:
MOROSINI, M. C.(2009). A pós-graduação no Brasil: Formação e desafios. Revista Argentina de Educación Superior, 125-152. Recuperado de http://www.untref.edu.ar/raes/documentos/A%20Pos-graduacao%20no%20Brasil.pdf
ORTIGOZA, G. S.; POLTRONIÉRI, L.; MACHADO, P. L. (2012). A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, v. 24, n. 2, p. 243-253, 2012. Disponível em:
PASQUALI, L. Condições de Trabalho do Psicólogo. In: CFP. Quem é o Psicólogo Brasileiro. São Paulo: Edicon, 1998. Disponível em:
POCHMANN, M. (2012). Trabalho e formação. Educação & Realidade. v. 37, n. 2, p.491-508, 2012. Disponível em:
SAVICKAS, M. L. (2010). A construção da vida: Um novo paradigma para compreender a carreira no século XXI. Revista Portuguesa de Psicologia, 42, 13-44. Disponível em:
SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocational Behavior, v.16, p. 282-298, 1980.
TOURINHO, E. Z.; BASTOS, A. V. B. (2010). Desafios da pós-graduação em Psicologia no Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, (Suppl. 1), p. 35-46, 2010. Disponível em:
VASCONCELOS, K. A. et al. A geração Y e suas âncoras de carreira. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 8, n. 2, p. 226-244. Disponível em:
VELOSO, E. F. R.; DUTRA, J.S.; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes : diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. In: Encontro da associação nacional de pós-graduação em administração, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
VELHO, L. (2001). Formação de doutores no país e no exterior: estratégias alternativas ou complementares? Dados: Revista de Ciências Sociais, v. 44, n. 3, p. 607-631. Disponível em:
VELLOSO J. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país. Brasília: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002, v. I, 2002.
VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.123, p. 583-611, 2004. Disponível em:
YAMAMOTO, O. H. Questão social e políticas públicas: revendo o compromisso da psicologia. In: BOCK, A. M. B. Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.
YAMAMOTO, O. H. et al. A formação básica, pós-graduada e complementar do psicólogo no Brasil. In BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2010.
WEBER, S. Mestres e doutores titulados entre 1990 e 1999. In J. VELLOSO, J. A Pós-Graduação no Brasil: Formação e Trabalho de Mestres e Doutores no País. - Brasília: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2003 v. II, 2003.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Cómo citar
Sección
ArtigosPublicado:
dic 19, 2022