Qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de Dissertação
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Todo programa de pós-graduação stricto sensu prevê a realização de seminários e a confecção de dissertações e teses. A experiência tem mostrado, no entanto, que é difícil manter a freqüência e a intensidade dessas duas atividades num patamar satisfatório para as respectivas coordenações. Várias razões contribuem para isso, destacando-se a longa duração do trabalho de dissertação/tese e o isolamento intelectual decorrente de se estar realizando uma pesquisa eventualmente apenas compartilhada com o orientador. Considerando estes aspectos (entre outros), foi desenvolvida uma metodologia que se mostrou capaz de contribuir para reduzir a dimensão dos problemas apresentados acima. Os seminários, tradicionalmente informais, ganharam o status de disciplina, com uma estrutura de procedimentos construída de modo a suprimir especificamente as causas apontadas e, em conseqüência, os seus efeitos indesejáveis. Apresentam-se, neste estudo, a própria metodologia, os documentos criados para apoiá-la, e uma avaliação subjetiva dos resultados observados nos três primeiros quadrimestres de sua aplicação.