Aprendizagem colaborativa, transdisciplinaridade e gestão socioambiental na Amazônia: abordagens para a construção de conhecimento entre academia e sociedade

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre duas experiênciasde formação de líderes para a gestão socioambiental colaborativana Amazônia como contribuição à geração de abordagens para ofortalecimento da pós-graduação na construção de caminhos para odesenvolvimento sustentável. As abordagens inter e transdisciplinaraplicadas foram adaptadas de programas de pós-graduação e formaçãode lideranças da Universidade da Flórida. Essa abordagem, ainda emconstrução, tem como objetivo integrar teorias e métodos de sistemassocioecológicos complexos com conceitos e experiências de gestãoparticipativa, bem como elementos da aprendizagem colaborativa eexperiencial na educação de adultos. As lições aprendidas apontam paraoportunidades e desafios na construção conjunta de conhecimentoentre academia e sociedade como paradigma inovador de educaçãopara a sustentabilidade na Amazônia, integrando perspectivas econhecimentos de diferentes atores sociais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Simone Athayde
  • Wendy-Lin Bartels
  • Robert Buschbacher
  • Rosane Duarte Rosa
Biografia
Simone Athayde
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Cómo citar

ATHAYDE, S.; BARTELS, W.-L.; BUSCHBACHER, R.; ROSA, R. D. Aprendizagem colaborativa, transdisciplinaridade e gestão socioambiental na Amazônia: abordagens para a construção de conhecimento entre academia e sociedade. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.419. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/419. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Experiencias

Publicado:

feb 14, 2014