Aprendizagem colaborativa, transdisciplinaridade e gestão socioambiental na Amazônia: abordagens para a construção de conhecimento entre academia e sociedade
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo apresenta uma reflexão sobre duas experiênciasde formação de líderes para a gestão socioambiental colaborativana Amazônia como contribuição à geração de abordagens para ofortalecimento da pós-graduação na construção de caminhos para odesenvolvimento sustentável. As abordagens inter e transdisciplinaraplicadas foram adaptadas de programas de pós-graduação e formaçãode lideranças da Universidade da Flórida. Essa abordagem, ainda emconstrução, tem como objetivo integrar teorias e métodos de sistemassocioecológicos complexos com conceitos e experiências de gestãoparticipativa, bem como elementos da aprendizagem colaborativa eexperiencial na educação de adultos. As lições aprendidas apontam paraoportunidades e desafios na construção conjunta de conhecimentoentre academia e sociedade como paradigma inovador de educaçãopara a sustentabilidade na Amazônia, integrando perspectivas econhecimentos de diferentes atores sociais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Relato de Experiências InovadorasPublicado:
fev. 14, 2014Pós-Graduação na Amazônia. Aprendizagem Colaborativa. Sistemas Socioecológicos Complexos. Pesquisa Participativa. Desenvolvimento Sustentável. Transdisciplinaridade. Graduate Education in the Amazon. Collaborative Learning. Complex Social-Ecological Systems. Participatory Research. Sustainable Development. Transdisciplinarity