Inserção social da pós-graduação brasileira: estudo de mestrados profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção social de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. A discussão vai ao encontro das preocupações com a contribuição da atividade acadêmica para o aprimoramento da gestão pública e das demandas da sociedade brasileira. A análise privilegiou a inserção social dos programas entre os critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Optou-se por uma metodologia quali-quantitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental e na leitura técnica da produção científica (dissertação) dos programas selecionados. Esta pesquisa se propôs a verificar se as dissertações produzidas pelos programas de mestrado profissional analisados contribuem para o conhecimento das regiões em que se localizam, tornando-se, assim, recursos da ciência e do conhecimento para o aprimoramento da gestão pública e para a redução da dívida social. Concluiu-se pela aderência das dissertações defendidas e pelo fortalecimento das ações da Capes na exigência da inserção social como balizador das pesquisas e intervenções técnico-científicas.