Revisión por pares y productivismo académico desde la óptica de evaluadores de artículos de revistas en Administración

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Resumen

En una cultura de productivismo, que tiene la marca de la valorización de la publicación de artículos científicos, el tema de la revisión por pares es relevante. El objetivo de este estudio ha sido reflexionar sobre cómo el productivismo es visto por los evaluadores de artículos científicos del área de Administración, a la luz de tres objetivos específicos: identificar las motivaciones e influencias externas de las razones que llevan los profesores a actuar como evaluadores, comprender su apreciación sobre el sistema de revisión por pares en Brasil, e identificar las posibles causas por ellos atribuidas al productivismo. El abordaje del estudio es cualitativo, el procedimiento básico es el análisis de contenido de once entrevistas con evaluadores expertos. Los resultados apuntan más críticas que elogios a la revisión por pares, recomendaciones de perfeccionamiento y la asociación entre la evaluación de la Capes e el productivismo.

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Autores
  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Patrus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Biografia
Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Administração (UFMG), Mestre em Administração (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (IEC/ PUC Minas - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Professora visitante nos cursos de Graduação em Administração e Sistemas de Informação na PUC Minas e, na Pós-graduação do UNI-BH. Pesquisadora do 'Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações' da UFMG. Tem experiência em lecionar disciplinas de Marketing, tais como: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Graduação Tecnológica em Marketing (Centro Universitário UNA), Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação (PUC-Minas), Branding e Comunicação (Pós-graduação UNIBH) e Pesquisa Qualitativa (Pós-graduação Unileste). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); e de Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação UNIBH).
Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pesquisador Mineiro - FAPEMIG, Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, título revalidado no Brasil, na UFRGS, como equivalente a Doutor em Administração. Professor do Doutorado e Mestrado em Administração da PUC Minas, onde leciona desde 1989 e é responsável as disciplinas de Ética nos Negocios e Filosofia na graduação de Administração. Coordenador do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Administração e Didática e vice coordenador do NUPEGS, Nucleo de Pesquisa em Etica e Gestão Social. Professor visitante da Universidad de Medellin e da EAFIT, ambas Universidades da Colômbia. Mestre em Administração pela UFMG, psicólogo formado pela UFMG e filósofo pela PUC Minas. Também atua como consultor na área de ética nos negócios. Autor de vários livros e artigos, é palestrante na área de Ética, Didática, Felicidade, Ética nos Negócios, Responsabilidade Social e Educação.
Referências

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Cómo citar

SHIGAKI, H. B.; PATRUS, R. Revisión por pares y productivismo académico desde la óptica de evaluadores de artículos de revistas en Administración. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 13, n. 31, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.960. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/960. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Estudios

Publicado:

feb 17, 2017
Palabras clave:

Peer Review. Academic Productivity. Reviewers. Journals. Revisión por Pares. Productivismo Académico. Evaluadores. Revistas. Revisão por Pares. Produtivismo Acadêmico. Avaliadores. Periódicos.