Colaboração científica e produtividade na pós-graduação em Sociologia e Ciências Sociais no Brasil

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Resumo

Este estudo descreve a evolução da coesão social e da produtividade científica na área da Sociologia e das Ciências Sociais no Brasil por meio das redes de coautoria científica do corpo docente atuante na pós-graduação durante dois triênios. A pesquisa do tipo descritiva e explicativa utiliza como fonte de dados os currículos disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq e os Cadernos de Indicadores da Capes. As relações de coautoria foram identificadas com o uso de uma ferramenta de mineração de dados e as redes foram analisadas com o auxílio de softwares de análise de redes sociais. Conclui-se que a área aumentou em tamanho, coesão social e produtividade e que os programas de pós-graduação com maior diversidade de laços se mostraram mais produtivos. Os resultados contribuem para a compreensão das interações interinstitucionais no campo, fornecendo subsídios para os atores envolvidos.

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Autores
  • Velcimiro Inácio Maia Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Biografia
Velcimiro Inácio Maia, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Sociologia/UFMG

Professor Adjunto Campus Alto Paraopeba/UFSJ

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Como Citar

MAIA, V. I. Colaboração científica e produtividade na pós-graduação em Sociologia e Ciências Sociais no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1291. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1291. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

ago. 4, 2017
Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais. Colaboração Científica. Produtividade Científica. Análisis de Redes Sociales. Colaboración Científica. Productividad Científica. Social Networks Analysis. Scientific Collaboration. Scientific Productivity.