Pós-graduação stricto sensu em Medicina: como está a formação pedagógica
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
São analisadas as disciplinas pedagógicas oferecidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Medicina, consultados nos Cadernos de Indicadores da Capes, 2006. As disciplinas foram categorizadas segundo as tendências pedagógicas descritas por Fusari (1988). Identificaram-se 186 programas, excluíram-se 10, sem dados disponíveis, e outros quatro de mestrado profissional. Não foram encontradas disciplinas pedagógicas em 50 programas e, nos 122 restantes, 56,56% indicam uma disciplina no currículo. Foram analisadas 214 disciplinas com tendência predominantemente crítico-reflexiva (38,2%), seguida da tradicional (24,7%) e da tecnicista (22,5%). Essa predominância, no entanto, não descarta a preocupação com a significativa presença das tendências tradicional e tecnicista, contrariando a recomendação das diretrizes curriculares nacionais para área da Saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Educação Médica. Formação Pedagógica. Tendências Pedagógicas. Medical Education. Pedagogical Training. Pedagogical Tendencies. Educación Médica. Formación Pedagógica. Tendencias Pedagógicas.