UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR AO LONGO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA O Estágio de Docência e a Tutoria

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Resumo

A pós-graduação tem como foco a produção de conhecimento e por consequência a formação de pesquisadores, no entanto, é a responsável legal pela formação de professores para a docência no Ensino Superior. Atualmente algumas atividades formativas da pós-graduação são voltadas para a docência, como o estágio de docência obrigatório para bolsistas, e a tutoria. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições dessas atividades na formação de pós-graduandos. Para tal, foram analisados, a partir da análise de conteúdo, 39 questionários de pós-graduandos cursando o estágio. Os resultados permitem inferir que as experiências vivenciadas ao longo do estágio são as principais contribuições. Entretanto, ainda é tímida a reflexão sobre a prática docente, de modo que acreditamos que professor e pós-graduando devam estabelecer uma relação formativa do início ao fim da disciplina, superando a concepção de um estágio de docência limitado a um viés prático. Concluímos que o estágio de docência e a tutoria tem relevante contribuição na formação dos estudantes, com potencial para desenvolver a reflexão crítica e formação continuada de pós-graduandos e professores do Ensino Superior. Acreditamos também que este estudo possa contribuir para o fomento de políticas institucionais voltadas para a formação docente na pós-graduação.

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Autores
Biografia
Victor Ferraz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor de Química na Paineira Escola Waldorf

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal de Juiz de Fora

vicferraz@gmail.com

Driele Mota, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em Química na Universidade Federal de Juiz de Fora

José Guilherme da Silva Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Química pela Universidade de São Paulo

Professor associado no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Como Citar

GOMES LIMA FERRAZ, V.; CARLA SILVA MOTA, D.; DA SILVA LOPES, J. G. UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR AO LONGO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: O Estágio de Docência e a Tutoria. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–23, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1712. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1712. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 24, 2020
Palavras-chave:

Critical thinking, Teacher training, Continuing education Reflexión crítica, Formación de profesores, Educación continua Reflexão crítica, Formação de professores, Formação continuada