O uso das tecnologias digitais no ensino remoto da Matemática e aprendizagem da função afim segundo Raymond Duval revisão sistemática da literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar, no âmbito das produções acadêmicas expressas em teses e dissertações, estudos que abordam o uso das tecnologias digitais no ensino remoto da matemática, considerando o ensino-aprendizagem da função afim à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento uma pesquisa bibliográfica. O levantamento dos dados abrangeu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os trabalhos encontrados, onze atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, integrando o corpus da pesquisa. Após análise, os textos foram agrupados em três categorias: I - Proposta de implementação do Ensino Remoto da matemática; II - Recursos tecnológicos usados nas aulas remotas de matemática; e III - Teoria dos Registros de Representação Semiótica/Ensino-aprendizagem da função afim. Os resultados evidenciam que, durante a pandemia, os recursos tecnológicos possibilitaram o ensino-aprendizagem da matemática na Educação Básica. As análises apontam também a relevância de trabalhar as conversões entre os registros de representação gráfica e algébrica para a aprendizagem da função afim, assim como as contribuições da utilização da Teoria dos Registros de Representações Semiótica, aliadas às tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem de funções e da função afim.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Célia Finck Brandt Professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa
Biografia
Referências

ARAUJO, Jose Robson de. Conversão entre os registros de representação gráfico e algébrico da função afim: análise a partir da interpretação global de propriedades figurais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021

BALTAZAR, Michelle Cristina de Sousa. O Ensino de Frações com o GeoGebra em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal de Catalão, Rio de Janeiro Biblioteca, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2021.

BORBA, M. C.; GADANIDIS; SILVA, R. S., G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento - 3. ed. -- Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História
da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021.

DIAS, Fabricio Fernandes. Uma experiência com o ensino aprendizagem de estatística durante a pandemia: percepções e desafios. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal de Catalão, 2021.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Gráficos e equações: a articulação de dois registros Graphiques et équations: L’articulation de deux registres. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 6, n. 2, p. 96-112, 2011.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática Questions épistémologiques et cognitives, avant d´entrer dans une classe de mathématiques. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, n.2, p.1-78, 2016.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
Eletrônica de Educação Matemática. Tradução Méricles T. Moretti, REVEMAT.

FARIA, Renata Aparecida de. Integração Multimodal e Coordenação de Representações Semióticas em Atividades de Função do 1° Grau. 2017 Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) -Universidade Estadual de Londrina, 2017.

FREITAS, J. L. M., & REZENDE, V. (2013). Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2(3), 10-34. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/963. Acesso 20 de out. 2021.

GARCIA et al.; MORAIS. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. UFRN: SEDIS, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br. Acesso em 02 de nov. 2021.
http://www.periodicos.ufsc.bd/index.php/revemat. Acesso em: 21 jan. 2022.

IRIAS, Dianis Ferreira. O ensino remoto de matemática no ensino médio em uma escola mineira: percursos e percalços. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Federal DE Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. – 8ª ed. –Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

KONZEN, Sandra. Reflexões acerca do uso do Khan Academy para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. 2020. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino: Universidade Federal da Fronteira Sul, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, 2020.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PEREIRA, Ana Lucia. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 3, 2020.

MORETTI, Méricles Thadeu; THIEL, Afrânio Austregésilo. O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica. Práxis Educativa (Brasil), v. 7, n. 2, p. 379-396, 2012.

MOTA, Tatiane Pertence da Silva. Ressignificando as aulas de matemática com metodologias ativas para o estudo de áreas de figuras planas no ensino remoto. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em ENSINO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

MUNIZ, Rafaela dos Santos Souza. O ensino de função pela perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica apoiado por Tecnologias Digitais. 2019. (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2019.

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020.

RIBEIRO, Elizabeth Silva. Potencialidades do software geogebra como recurso tecnológico para consolidação do ensino da função afim. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino) - Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019

SAMPAIO, R. F. MACINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidências científicas. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, 2007, 11 (1), p. 83-89.

SANTOS, Euzina Cristina Camata. Os Desafios do Ensino de Matemática no Período da Pandemia da Covid-19: Um Relato da Experiência na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Espírito Santo, Rio de Janeiro, 2021.

YAMAJI, Eugenio. A Prática do Ensino Remoto Emergencial em Matemática na Pandemia da Covid-19: uma experiência no Ensino Básico Público. 2021. Dissertação. (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, 2021.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, E.; FINCK BRANDT, C. O uso das tecnologias digitais no ensino remoto da Matemática e aprendizagem da função afim segundo Raymond Duval: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–22, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1896. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1896. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Remote Learning. Digital Technologies. Affine Function. Semiotic Representation Registers Theory. Aprendizaje a distancia. Tecnologías digitales. Función afín. Teoría de los registros de representación semiótica. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais. Função Afim. Teoria dos Registros de Representação Semiótica.