Formação continuada de professores de Matemática da educação básica em um contexto de implementação de inovações curriculares
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O propósito deste estudo é analisar as reflexões realizadas sobre a prática docente por um grupo de 15 professores de Matemática em um contexto de estudo das inovações curriculares que ora são implementadas em escolas estaduais da educação básica. Essa pesquisa, desenvolvida no âmbito do projeto Observatório da Educação, foi guiada pela questão: a discussão sobre inovações curriculares favorece a reflexão do professor a respeito de sua prática docente de modo a promover mudanças? Esse estudo indicou certo nível de reflexão pelos professores, mas, para analisar as transformações dessa prática, é fundamental acompanhar o desenvolvimento das inovações no âmbito da sala de aula. Convém ressaltar que as reflexões sobre a prática foram sensivelmente acompanhadas de argumentos questionadores sobre a relevância e a validade da iniciativa de se implementar uma base curricular comum para as escolas de São Paulo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
mar. 31, 2012Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Inovações Curriculares. Mudanças nas Práticas de Professores. Educación Matemática. Educación Continua de Profesores. Innovaciones Curriculares. Cambios en las Prácticas de Profesores. Mathematics Education. In-Service Teacher Education. Innovations and Curriculum Development. Transforming Classroom Practice.