O papel das origens sociais sobre a proficiência escolar e a probabilidade de progressão por série no Brasil: evidência de persistência
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo baseia-se em dois trabalhos independentes elaborados por Rodrigues (2009) e Guimarães (2010) que analisaram a mudança intertemporal em duas variáveis educacionais: a proficiência escolar e a probabilidade de progressão por série no Brasil. Foram utilizadas duas bases de dados (Saeb e Pnad) e duas metodologias(decomposição contrafactual e modelos de transições escolares). Em ambos os estudos, o ano de 1999 chamou atenção como aquele de maior retrocesso em termos da proficiência escolar média e da igualdade nas oportunidades educacionais. Os resultados mostram que os efeitos das origens sociais dos estudantes explicam uma parte considerável dos baixos resultados educacionais encontrados nesse período (proficiênciae igualdade nas oportunidades) e sugerem a existência de uma forte inter-relação entre a proficiência e o fluxo escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
dez. 31, 2011Social Origins. Educational Achievement. Grade Progression Probability. Orígenes Sociales. Eficiencia Escolar. Progresión Escolar. Origens Sociais. Proficiência Escolar. Progressão Escolar.