Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Neste artigo são discutidos alguns dos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar no Brasil e em Minas Gerais. Inicialmente, apresentam-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou a evasão escolar. Em seguida,aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacandose, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram-se alguns dados empíricos relativos ao ingresso e ao abandono de estudantes no ensino técnico no Brasil e em Minas Gerais. Finalmente, são apresentadas algumas conclusões preliminares.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
dez. 31, 2011Política Educacional Brasileira. Evasão, Abandono e Permanência. Educação Profissional. Educação Básica. Brazilian Education Policies. Persistence (continuity) and Dropout. Vocational Technical Education. Basic Education Política Brasileña Educación. Evasión, Abandono y Permanencia. Formación Profesional. Educación Básica.