Desafios da Capes na condução da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste ensaio é instigar o debate sobre o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na condução da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Para tanto, analisa as atas do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB), por meio da hermenêutica, destacando as decisões estratégicas da Capes na condução dessa política. Como resultado, apresenta os desafios que a Capes precisará enfrentar para simultaneamente: a) cumprir a nova missão que lhe foi imputada no contexto da formação de professores da educação básica; e b) manter a identidade institucional, por ela construída, no âmbito dos seus programas tradicionais de formação de pessoal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Valdinei Costa Souza Capes
Biografia
Valdinei Costa Souza, Capes
Doutora em Educação (UnB)Analista em Ciência e Tecnologia da Capes
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOUZA, V. C. Desafios da Capes na condução da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 31, 17 fev. 2017.

Seção

Debates

Publicado:

Fev 17, 2017
Palavras-chave:

Política Educacional. Capes. Formação de Professores.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.