O que mudar na avaliação da Capes?

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Resumo

Com o objetivo de promover melhorias no próximo ciclo de avaliação, a Capes promoveu uma consulta sobre a oportunidade de implementar sugestões formuladas em diferentes ocasiões pela comunidade acadêmica. Durante a avaliação de 2004, os membros das comissões avaliadoras foram consultados sobre algumas dessas sugestões, estruturadas em 15 itens. Também foram ouvidos os coordenadores de programas de pósgraduação de instituições privadas. As respostas mostram que há, em geral, concordância com as proposições apresentadas e que são poucas as diferenças significativas entre os dois grupos selecionados e entre as áreas do conhecimento. A discordância é maior quando se propõe incluir aspectos tradicionalmente não contemplados na avaliação da pósgraduação. As razões, ressalvas e sugestões que acompanharam a pontuação dada a cada item são também apresentadas.

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Autores
  • Fernando Spagnolo
  • Valdinei Costa Souza
Biografia
Referências

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Como Citar

SPAGNOLO, F.; SOUZA, V. C. O que mudar na avaliação da Capes?. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.38. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/38. Acesso em: 23 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

avaliação. pós-graduação. Capes.