O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Anete Abramowicz
  • Marisa Bittar
  • Tatiane Cosentino Rodrigues
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ABRAMOWICZ, A.; BITTAR, M.; RODRIGUES, T. C. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2009.v6.167. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/167. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos. Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.